Geral

Pronatec ofertará 7.070 vagas para 136 cursos em Alagoas

20/03/2014
Pronatec ofertará 7.070 vagas para 136 cursos em Alagoas

    pronatec1A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE)  ofertará 7.070 vagas para 136 cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) destinados aos alunos que cursam o ensino médio na rede estadual.
Os municípios contemplados com as vagas são para Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Barra de São Miguel, Junqueiro, Boca da Mata, Anadia, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Viçosa, Maragogi, Porto de Pedras, Campestre, Japaratinga, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Jundiá, Porto Calvo e São Luís do Quitunde.
Os alunos interessados devem procurar sua escola para efetuar a pré-matrícula de 1º ao dia 11 de abril. A escola deverá confirmar a matrícula no período de 7 a 15 de abril. O início das aulas está previsto para o dia 27.

    Estrutura

Durante os dias 11 e 12 de março, a SEE realizou capacitação para os professores que irão atuar nos cursos ofertados pelo Pronatec. Nos dias 13 e 14, a formação ocorreu em Porto Calvo, com o objetivo de preparar os docentes dos cursos do programa na região norte.
Para atender os alunos, a SEE conta com uma estrutura composta por 31 escolas da rede estadual que funcionam também para educação profissional, além de dois Centros de Educação Profissionalizantes, sendo um em Maceió e outro em Coruripe.
O programa é direcionado aos jovens com idade a partir de 14 anos, exceto para cursos na área de Saúde e Segurança, cuja idade é a partir de 18.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, reforça que a iniciativa tem um efeito importante nas vidas desses jovens, que já saem da escola com uma profissão.
“Estamos entre os dez primeiros estados do Brasil a ofertar o Pronatec via Secretaria de Educação. A partir de 2011, quando fizemos a adesão ao Programa, lutamos para expandi-lo. Este ano, serão 25 municípios, mas a nossa meta é que ele atinja todo o Estado de Alagoas, pois queremos transformar a vida dos jovens alagoanos por meio do conhecimento”, ressalta a secretária.
Desde a adesão ao Pronatec, Alagoas conseguiu qualificar 30 mil jovens, tendo como parceiros o Sistema S e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Foram certificados, no início deste ano, 2.340 jovens em cursos de diversos segmentos.
A solenidade contou com a presença do governador Teotonio Vilela, do ministro da Educação, Henrique Paim, e de instituições parceiras.