Geral

Projeto Lazer na Praça recebe ações da campanha contra as drogas em Maceió

24/03/2014
Projeto Lazer na Praça recebe ações da campanha contra as drogas em Maceió

   projetolazer Centenas de famílias receberam panfletos, adesivos e cartilhas educativas sobre prevenção em relação ao uso de drogas e ouviram o testemunho de dependentes químicos em recuperação. Ao mesmo tempo, as crianças fizeram brincadeiras, pinturas corporais e assistiram a apresentações artísticas. A acão ocorreu no domingo (23) durante o projeto Lazer na Praça, realizado na Praça do Centenário, em Maceió.
As atividades fazem parte da campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem”, realizada pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz).
O objetivo é orientar e instrumentalizar pais e familiares para um diálogo aberto e franco sobre drogas com as crianças e adolescentes, evitando o primeiro contato e o envolvimento com drogas.
Uma das pessoas que levaram seus filhos para as ações da campanha na Praça do Centenário foi a geógrafa e professora Ana Cristine. Segundo ela, é de extrema importância o apoio da família e também do governo em ações de conscientização sobre drogas.
“Eu sou voluntária numa instituição que recebe crianças abandonadas pelos pais ou retiradas deles pela justiça.
Percebemos que 80% das crianças chegam lá porque os pais têm envolvimento com drogas”, disse a professora.
Para o secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, a praça se tornou um ambiente de discussão do assunto drogas com as famílias a partir do momento em que a Prefeitura de Maceió a tornou um lugar atrativo e que dá às pessoas a ideia de pertencimento.
“Nossa campanha vem legitimar ainda mais este local como um lugar de cultura de paz. Para que isso ocorra, contamos com a parceria da prefeitura”, frisou.
Segundo ele, a campanha “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem” já tem agenda definida para o interior do Estado, sempre em parceria com os governos municipais que apresentam a demanda à Sepaz. Outros municípios também podem procurar a secretaria com o mesmo objetivo.
De acordo com o secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Maceió, Antônio Oliveira, que acompanhou as atividades, quem acolhe a praça também acolhe seu filho e dialoga com ele sobre os perigos das drogas.
É o caso de Tiago, dependente químico em recuperação e ex-acolhido do projeto Acolhe Alagoas. Ele levou seus filhos de 7 e 6 anos para as atividades da praça e para as ações da campanha “Acolha seu filho”. “Eu mesmo tenho um pouco de dificuldade de conversar com eles sobre esse assunto, mas aqui sei que eles vão aprendendo e conhecendo oportunidades para não seguir o caminho que eu segui durante um tempo”, destacou.
Tiago disse que começou a usar drogas aos 15 anos de idade apenas por curiosidade, mas não conseguiu mais parar até aceitar ajuda. Maconha, cocaína, crack e álcool foram algumas das que ele usou, muitas vezes de forma compulsiva.
“Tudo era motivo para usar: se estava triste, usava para  esquecer; se estava alegre, usava pra comemorar”, lembrou.
Segundo ele, o apoio da família está sendo fundamental para superar a dependência e colocar a vida em ordem outra vez. “Eu quero que meus filhos nunca façam as escolhas que eu fiz”, finalizou.