Geral

Procon Mirim dá início à Semana do Consumidor em Alagoas

11/03/2014
Procon Mirim dá início à Semana do Consumidor em Alagoas

  criancasmirins  Alunos do Centro de Desenvolvimento Integrado (CDI), escola de ensino fundamental do bairro do Stella Maris, participaram de mais uma edição do Procon Mirim, uma das ações desenvolvidas pelo órgão voltadas para a Semana do Consumidor.  Ação teve início nesta terça-feira (11) e se encerra no próximo dia 15, data em que é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Doze crianças, entre oito e dez anos, estiveram reunidas na unidade da Ponta Verde do Supermercado Unicompra. Lá, a garotada comprou a ideia da fiscalização e, junto às professoras e dois agentes do Procon, fizeram um verdadeira varredura nas embalagens e etiquetas dos produtos que estavam sendo expostos.
“Eu achei muito legal, além de ser uma coisa importante. Aprendemos a olhar mais atentamente os alimentos para a validade, para que a gente coma tudo sem problemas. Agora, com as coisas que a gente aprendeu aqui, quando formos às compras com nossos pais, vamos poder ajudar”,  destaca Alana de Góis, de nove anos, aluna do 4º ano do ensino fundamental.
Para a diretora-geral do Procon-AL, Mônica Peixoto, o Procon Mirim é uma das ações mais importantes na formação dos consumidores, justamente por trabalhar com aqueles que vão ser futuros frequentadores do mercado.
“É fundamental colocar os jovens em contato com essa realidade, para que no futuro próximo, quando eles estiverem diretamente na posição de consumidor, possam ter conhecimento sobre essas regras e especificações. Nossa missão é orientá-los sobre os seus direitos de forma lúdica, para que, a partir de hoje, eles já pratiquem”, completa Mônica.
Além da atividade junto às crianças, que volta a acontecer na quarta-feira (12), as atividades referentes à Semana do Consumidor não param por aí. Ligada à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), a Superintendência de Defesa ao Consumidor também promove nesta quarta o Procon Mais, que, por sua vez, orienta os idosos sobre os seus direitos também enquanto consumidores.
Atrelado a essas ações da Semana do Consumidor, o órgão está com um estande no Centro de Maceió, onde são oferecidas ao público palestras e atendimentos e também promove facilitações em faculdades e escolas públicas.