Geral

Preservar é preciso: Dia Mundial da Água é comemorado neste sábado

21/03/2014
Preservar é preciso: Dia Mundial da Água é comemorado neste sábado

  agua  Estudos apontam que, todos os dias, usamos cerca de 200 litros de água em nossas casas, distribuídos entre todas as tarefas diárias, desde a higiene pessoal até o consumo próprio. A preocupação com a preservação desse recurso natural é cada vez maior, e não vem de hoje. Em 1993, 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Água. O objetivo dessa celebração é alertar e conscientizar a população mundial para a importância da utilização responsável da água, que é essencial para a vida no planeta.
A cada ano, a ONU traz um tema para comemorar a data. Neste 21º aniversário do Dia Mundial, o tema é a relação entre água e energia. Segundo um relatório divulgado no ano passado pelo Banco Mundial, a conexão entre água e energia nunca foi tão grande. A água é necessária para todos os processos de geração de energia, desde as hidrelétricas até as usinas térmicas.
Assim, para além das atividades diárias, é necessário tomar os devidos cuidados com esse recurso. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o consumo energético aumentará 35% até 2035 e, por isso, o uso de água vai crescer 85%, aumentando ainda mais a disputa sobre sua posse.
Karla Vasconcelos, consultora do Sebrae Alagoas que trabalha a temática da sustentabilidade dentro das empresas, faz um alerta sobre o uso indiscriminado desse recurso, tanto por parte das empresas como também pela população.
“Apesar de essa questão da sustentabilidade vir sendo amplamente difundida há algum tempo, as pessoas ainda não se deram conta da importância de se preservar a água ou evitar a poluição, por exemplo. Sustentabilidade é uma questão econômica, social e ambiental, mas parece que a mudança só vem quando as pessoas são afetadas economicamente, principalmente nas empresas”, afirma a consultora.
O volume de água no planeta é estável, mas a sua disponibilidade varia bastante, de acordo com a região. Sabe-se que 97,5% de toda a água na Terra é salgada, e está nos mares e oceanos; isso quer dizer que apenas 2,5% é doce. Dessa parcela, 1,72% está congelada nos polos Sul e Norte e nas geleiras no alto das montanhas, além de que 0,75% são águas subterrâneas. Aí vem o choque: apenas 0,01% de toda a água do planeta está disponível em rios, lagos e represas (porque 0,02% faz parte da constituição de plantas e animais).
Mesmo onde existe em abundância, a água pode se tornar escassa para os seus múltiplos usos, em virtude da poluição, da degradação ambiental e das mudanças climáticas, provocadas pelas atividades humanas.

    Boas práticas

Mas nem só de desperdício vive o homem. Uma empresa alagoana virou referência em sustentabilidade com algumas iniciativas bem simples. A Strike Produtos e Serviços de Limpeza reutiliza até cinco vezes as bombonas de plástico usadas para armazenar os produtos.
Além disso, 100% da matéria prima utilizada na Strike é biodegradável; todos os produtos são concentrados, o que acarreta em um maior rendimento e, consequentemente, em um menor gasto de água no produto final.
“Os produtos concentrados têm mais matéria prima e menos água. Nós temos um projeto de fabricá-los sem utilizar água, mas isso ainda é um anseio, e requer muitos estudos”, afirma o proprietário da Strike, Eduardo Guañabens.
Atualmente, a Strike produz 40 mil litros/mês de saneantes biodegradáveis concentrados. A fábrica também adota boas práticas sustentáveis, como tratamento e reuso de água, separação e doação de resíduos recicláveis a cooperativas de catadores e doação de tambores de 200 litros para que as faculdades façam fossas sépticas em comunidades carentes.

    Veja abaixo alguns números da ONU sobre a água no planeta

– 40% da população mundial já enfrenta escassez de água;

– Aproximadamente 21 países já sofrem com a escassez de água;

– A partir de 2025, segundo a ONU, teremos uma séria crise de abastecimento de água, atingindo 2,8 bilhões de pessoas;

– A disponibilidade de água per capita no planeta foi reduzida em 60% nos últimos 50 anos;

– 25% da população do planeta não tem acesso a água potável;

– No mundo todo, 50% da água que vai para as grandes cidades é desperdiçada;

– No Brasil, esse percentual chega a 40%;

– 99% da água existente no planeta não está disponível para o uso humano;

– 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vítimas de doenças transmitidas pela água;

– 58% dos municípios brasileiros não têm água tratada.

    Algumas dicas para economizar

– Feche bem as torneiras após o uso; a torneira aberta durante um minuto gasta três litros de água;

– Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia;

– Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar; evite banhos demorados: o chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água;

– Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira para o enxague;

– Evite lavar as calçadas com mangueira; elas podem ser varridas;

– Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer: isso evita a evaporação rápida da água; utilize regador em vez de mangueira;

– Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira;

– Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários;

– Conserte imediatamente os vazamentos e fugas d´água, trocando as partes danificadas das canalizações; não faça remendos provisórios.