Geral

Portal Alagoas em Dados e Informações comemora dois anos de atividades

24/03/2014
Portal Alagoas em Dados e Informações comemora dois anos de atividades

    portalal.jpgO Portal Alagoas em Dados e Informações, produto da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), completa dois anos neste mês de março. Criado com o objetivo de abrigar um grande banco de informações sobre o estado, o projeto pode comemorar o elevado número de acessos desde sua criação, que chegam a mais de 54 mil.
Todas as informações contidas no Portal são colhidas em fontes de relevância e confiança, como o IBGE, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento de Estatísticas do Sistema Único de Saúde (Datasus) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Sendo assim, o Portal possui as ferramentas necessárias não só para o Poder Público, como também para o setor privado, fornecendo subsídios importantes para o estudo sobre todas as cidades de Alagoas.
Em junho do ano passado, a tecnologia usada na iniciativa foi importada pelo Governo do Rio de Janeiro, com previsão de lançamento em julho próximo. Além disso, a Prefeitura Municipal de Curitiba, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da capital paranaense, também demonstrou interesse em solicitar a concessão das tecnologias do Portal.
“Com todo o trabalho de disseminação e engajamento que a Seplande vem propondo, o Portal está sendo consolidado como uma das principais fontes de dados oficiais em Alagoas. Ele tem um papel muito importante na elaboração de políticas públicas de qualidade, capazes de promover o crescimento socioeconômico do estado”, coloca a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Para a coordenadora de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Eliana Sá, o portal oferece ainda outros benefícios, além de informar de forma acessível e com credibilidade. “O projeto tem se consolidado como uma ferramenta de gestão imprescindível para os gestores públicos ou privados embasarem suas propostas de políticas, programas e projetos para o estado”, explica.
De acordo com dados da Seplande, nos dois anos, 155.722 informações foram consultadas. Entre as seções mais acessadas, estão o Alagoas em Mapas (conjunto de mapas sobre Alagoas e todos os municípios) em primeiro lugar, seguido do Alagoas Geográfico (agrupamento de informações geográficas diversas) e do Sistema de Informações Municipais (apresentação de dados variados sobre as cidades alagoanas).
O mapa com mais visitas no Portal corresponde à Divisão Política e Administrativa de Alagoas, chegando a quase 1.700 acessos. Logo atrás estão os mapas das Microrregiões de Alagoas (927), Mesorregiões de Alagoas (643) e Hipsométrico (620). Já a publicação com mais acessos é o Alagoas em Números, acumulando 4.167 visitas. O Anuário Estatístico (2.614), Contas Regionais (1.826), Conjuntura Econômica (1.420) e Perfil Municipal (1.322) também estão nessa lista.
Segundo a professora da Universidade Federal de Alagoas, Silvana Calheiros, a importância do Alagoas em Dados e Informações não somente se constitui na sistematização de informações do estado de Alagoas. “O Portal garante o direito à informação ao cidadão alagoano, não apenas como um recurso tecnológico, mas visando o desenvolvimento social, cultural e ambiental do cidadão e da sociedade em geral”, enfatiza.

  Resultados

O trabalho realizado pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande ultrapassou as barreiras de Alagoas e obteve reconhecimento nacional através do Portal Alagoas em Dados e Informações. O projeto foi finalista dos dois maiores prêmios de tecnologia aplicada a Gestão Pública no Brasil, Prêmio de Excelência do Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip) e Prêmio E-GOV, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP TIC).
“Colocar o estado pela primeira vez em prêmios desta magnitude é uma prova que o trabalho que estamos desenvolvendo está no caminho certo”, avalia Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande.
Outra conquista foi obtida recentemente. O folder “Alagoas em Números”, vinculado ao Alagoas em Dados e Informações, foi usado como base para a construção do “Maranhão em Dados”, publicação que traz, de forma resumida, as principais informações socioeconômicas do estado.