Geral

Oficina de planejamento marca revitalização do Centro Xingó

27/03/2014
Oficina de planejamento marca revitalização do Centro Xingó

   oficinadeplanejamento A Oficina de Planejamento de Atuação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, realizada nesta quarta-feira (26), no Ifal, em Piranhas, marcou oficialmente as obras de revitalização do Centro Xingó. Agora, o comitê gestor, formado por Seagri, Chesf, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Icca), AECID e IABS estão focados no plano de ação e na gestão do centro.
Durante a oficina os representantes do comitê gestor e das instituições parceiras discutiram as possíveis ações a serem desenvolvidas pelo centro, como capacitações de produtores e técnicos, eventos, parcerias com instituições para desenvolver pesquisas e intercâmbio com outros estados e países. Entre os participantes estavam o superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Luciano Barros, a gerente do escritório Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia, Liza Badue, a gestora do PAPL, Geane Daniella, vice-presidente do Conselho Deliberativo do IABS.
“Todo o aperfeiçoamento que será promovido aqui, todo avanço no setor, será reproduzido em outros países. A nossa cooperação está focada na troca de experiência”, destacou Kilmara Ramos, representante do IICA.
A reforma, ampliação e adequação das instalações do Centro Xingó já estão adiantadas, com 65% das obras prontas, e a previsão é que o centro seja reinaugurado em maio. O Centro Xingó está focado no desenvolvimento, principalmente das cadeias produtivas de apicultura, ovinocaprinocultura e avicultura familiar. Como parceiros, o centro já conta com Sebrae, Secti, Seplande, Ictal, Embrapa, Ufal, Unea e Ifal, entre outros.
“Já estamos articulando algumas ações com universidades de outros estados e países, como a Universidade de Madrid, por exemplo. Este centro irá compor uma rede de centros que trabalham com foco no desenvolvimento sustentável e que tem como obrigação deixar benefícios para a comunidade”, complementou o diretor presidente do IABS, Luis Tadeu Assad.

    Revitalização

“Antes eu era beneficiado pelo Instituto Xingó e todo o conhecimento que tenho eu devo a equipe desse instituto. Durante o tempo que esteve fechado, fiquei apenas com o que já tinha aprendido e sem oportunidade de aprender mais. Agora, com a revitalização e o novo formato da instituição, espero voltar a usufruir de boas oportunidades”, disse o produtor de caprinos e ovinos da região de Piranhas, Nezinho Araújo, durante visita às instalações do centro, realizada antes da oficina de planejamento.
A criação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido faz parte do programa de desenvolvimento e difusão de tecnologias rurais do sertão alagoano.
O Instituto Xingó foi fundado em 1996 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades situadas ao longo das margens do Rio São Francisco. Por dificuldades administrativas, em 2011, o instituto foi fechado e ficou sobre responsabilidade do governo do Estado. Foi então, que Seagri, Chesf, AECID e IABS se uniram para investir e voltar a trazer grandes mudanças para o homem do campo do sertão.
“A ideia é dar o suporte necessário para que o produtor do semiárido aprenda estratégias para conviver bem com o período de estiagem. A comunidade irá se sentir parte deste centro para demandar e usufruir destes serviços. A parceria com a Agência Espanhola foi mais uma atitude sábia e de visão de futuro do governador Teotonio Vilela e de sua equipe”, destacou o secretário adjunto de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares.