Geral

Observatório Astronômico do Cepa tem recorde de participações em 2013

06/03/2014
Observatório Astronômico do Cepa tem recorde de participações em 2013

  observatorio  O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), apresentou recorde de participações em 2013. Ao todo, 35.492 pessoas frequentaram o espaço para sessões de observação pública, oficinas, projetos de iniciação científica e exposições astronômicas, quase o triplo de 2010, quando o espaço teve 12.615 frequentadores.
O coordenador do Observatório, Adriano Aubert, comemora o resultado e enumera os fatores que explicam o crescimento do espaço. “Em abril deste ano, o Observatório completa cinco anos de existência e penso que o progresso que alcançamos se deve à regularidade dos nossos projetos como também a nossa mobilidade, visto que não concentramos nossas atividades apenas no observatório, mas também as levamos para as escolas da rede estadual”, avalia.
Para Aubert, outro fato determinante para o bom funcionamento do espaço é o grande número de parcerias. Além da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Observatório também conta com o apoio da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEEAL), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Um exemplo bem-sucedido desta cooperação é o projeto Um Olhar para o Céu, uma parceria da Usina Ciência/UFAL e OAGLL que visitou 16 escolas em todo o estado com maquetes, planetário, telescópios e exposições astronômicas contabilizou 6.169 visitantes em 2013. Já a exposição Paisagens Cósmicas, cooperação do Observatório com a Usina Ciência e CEEAL, vai percorrer escolas de Maceió até julho e, no segundo semestre, estará presente nas demais unidades da rede estadual no interior do estado.
“Todos estes parceiros são muito importantes no crescimento do observatório, pois ele fortalece o nosso trabalho e permite que estas ações de formação científica cheguem também aos estudantes do interior de Alagoas”, destaca.

    Iniciação científica

Uma das ações mais importantes do Observatório é o seu Programa de Iniciação Científica em Astronomia, o Inicia, que existe desde 2010. As inscrições para a edição 2014 estão abertas desde o dia 24 de fevereiro e prosseguem até o dia 17 de março e devem ser feitas no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), onde funciona o Observatório. Ao todo, são ofertadas 20 vagas para o programa e os estudantes da rede pública terão prioridade.
Para participar do projeto, o aluno precisa escolher um professor de sua escola para que o mesmo atue como seu coorientador. As atividades do programa começam no dia 22 de março, no OAGLL, com aulas aos sábados no horário de 10h às 12h durante os meses de março e abril.

Encontro de Astronomia

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, Maceió será a sede de dois importantes eventos ligados à astronomia: o Encontro Nacional de Astronomia e o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), que ocorrerão simultaneamente em local ainda não definido.
Os eventos, de acordo com Aubert, serão uma oportunidade para que estudiosos de várias partes do país troquem conhecimento e experiências. “Na ocasião, astrônomos profissionais, pesquisadores e professores da rede pública estarão juntos e será uma experiência muito enriquecedora”, afirma.
O Observatório funciona no Cepa com sessões de observações abertas ao público nos dias terça-feira, quinta-feira e sábado, das 19h30 às 22h.