Geral

Mulheres devem fazer exames preventivos para evitar câncer

07/03/2014
Mulheres devem fazer exames preventivos para evitar câncer

  examespreventivos  Trabalhar mais de 12 horas por dia, cuidar da casa e dos filhos. Essas são algumas atribuições de muitas mulheres e que, muitas vezes, em função do grande fluxo de atividades, esquecem de cuidar da própria saúde e realizar exames preventivos, que detectam doenças como câncer de mama e colo de útero.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o câncer de colo do útero e o de mama são os grandes responsáveis por mortes das mulheres alagoanas. Somente em 2014, a previsão é de que 310 e 480 novos casos desses cânceres, respectivamente, surjam em Alagoas, o que aumenta a importância de se fazer a prevenção. Somente Maceió concentrará 100 e 360 casos novos para o câncer de útero e de mama, respectivamente.
“A principal forma de a mulher manifestar seu amor é cuidando da saúde. Por ser uma cuidadora por natureza, muitas vezes essa dedicação feminina é voltada apenas para os mais próximos. É preciso então que a mulher volte para si essa necessidade do cuidado como prova de amor”, orientou a gerente do Núcleo de Saúde da Mulher da Sesau, Fernanda Santos, reafirmando a necessidade de mudança de estilo de vida.
Responsáveis pela prevenção da saúde da mulher, os exames papanicolau e mamografia são os mais importantes para rastrear o câncer. No entanto, a atenção deve ser redobrada também quanto aos cuidados básicos para se proteger da doença, como alerta o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Para evitar o câncer nas mulheres, o Inca orienta para não fumar, praticar atividades físicas, controlar o peso por meio de uma boa alimentação, fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos (mulheres entre 25 e 64 anos), submeter-se ao exame clínico das mamas anualmente (mulheres com 40 anos ou mais) e realizar a mamografia a cada dois anos (mulheres entre 50 e 69 anos), além do uso de preservativos.
“A vacinação para Papilomavírus humano, o HPV, é mais uma medida preventiva que vai ser implementada a partir do dia 10 deste mês, em todo o país, para controlar o câncer de colo de útero. Do mesmo modo, a adoção de estilos de vida mais saudáveis permitirá um melhor controle do câncer de mama – medidas responsáveis por evitar cerca de 30% dos casos da doença”, explicou a gerente da Saúde da Mulher da Sesau, Fernanda Santos.