Geral

Mulheres alagoanas participam do Programa Capacidade Máxima

25/03/2014
Mulheres alagoanas participam do Programa Capacidade Máxima

    A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio do projeto ‘’Mulheres na Comunidade‘’, participou na sexta-feira (21), no hotel Brisa Tower, do “Programa Capacidade Máxima‘’ da Petrobrás. A ação acontece em todo o Brasil e Maceió foi seu ponto de parada no final de semana. Aproximadamente 30 mulheres contaram suas histórias e tiraram dúvidas com relação ao combate à violência contra a Mulher.integrantesm
A coordenadora do ‘’ Programa Capacidade Máxima ‘’, Maria Alice, disse que o projeto faz parte de uma parceria com a Petrobrás Distribuidora, com a interveniência da Secretaria de Políticas Mulheres. “A Unidade Móvel está prestando treinamento em Maceió nos últimos dias, mas devido a problemas técnicos tivemos que fazer a capacitação em um hotel da cidade. O importante é que conseguimos juntar as mulheres e fizemos um encontro com as agentes multiplicadoras, que são as formiguinhas que levam as mensagens até as pessoas que moram em suas respectivas comunidades e assim atingimos nosso objetivo’’, explicou.
Durante a dinâmica de grupo, Maria Alice chegou a chorar em um dos depoimentos feitos por uma mulher presente. ‘’ Essas mulheres são pessoas que fazem o trabalho junto às comunidades e são de fato multiplicadoras dessas informações passadas aqui. Elas são as gotas de esperança que as vitimas tem, pois são essas mulheres que estão ali para dar uma palavra de apoio. Ouvir depoimentos detalhados do que elas viveram ou presenciaram é algo que emociona muito’’, destacou Maria Alice.
Maria das Graças de Santos Barros, 42 anos, relatou sua história e afirmou que a luta continua. ‘’ As mulheres estavam com os olhos vendados e essas vendas foram retiradas. Eu não tinha emprego, não me amava, tentei suicídio duas vezes, e meu amor próprio não existia. Pensei em meu filho e isso me fez ter coragem de enfrentar meu companheiro após 10 anos de relação e me separar. Hoje adormeço e não tenho medo de acordar de madrugada pensando que vou levar uma surra’’, disse emocionada.
A coordenadora do projeto “Mulheres na Comunidade‘’, Mary Kadja, falou sobre a ação e sua importância: “Valeu muito pela troca de experiência e aprendizado. A história de vida das mulheres que participam do projeto, aliada a ação da Petrobrás, reforça nosso trabalho e nos dá mais condições de chegar a todas as mulheres de Alagoas, embasadas do tema e na luta para acabar com a violência contra a mulher’’.