Geral

Matrículas para cursos do Pronatec na rede estadual começam nesta terça-feira

31/03/2014
Matrículas para cursos do Pronatec na rede estadual começam nesta terça-feira

Copia de Curso do Pronatec em CoruripeOs alunos da rede pública estadual regularmente matriculados no Ensino Médio interessados em fazer cursos profissionalizantes gratuitos poderão, a partir de amanhã, fazer a sua matrícula nos cursos Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As matrículas terão início amanhã, dia 1º, a partir das 14h e se estendem até o dia 11 de abril em 33 escolas e centros profissionalizantes da rede pública estadual.
Serão ofertadas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), 7.110 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes para os estudantes dos municípios de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Barra de São Miguel, Junqueiro, Boca da Mata, Anadia, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Viçosa, Maragogi, Porto de Pedras, Campestre, Japaratinga, Jacuipe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, Jundiá, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo.
Este número representa um acréscimo de quase 60% na oferta de vagas pela rede estadual. Em 2013, quando a secretaria, passou a ser ofertante, foram oferecidas 2.924 vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) em cinco municípios: Maceió, Coruripe, Arapiraca, Teotônio Vilela e Santana do Ipanema.
“Estamos entre os dez primeiros estados do Brasil a ofertar o Pronatec via Secretaria de Educação. Desde 2011, quando fizemos a adesão ao programa, lutamos para expandi-lo, este ano serão 24 municípios, mas a nossa meta é que ele atinja todo o estado de Alagoas, pois queremos transformar a vida de nossos jovens por meio do conhecimento, inserindo-o no mercado de trabalho”, frisou a secretária de Estado da Educação e d o Esporte, Josicleide Moura.
A coordenadora do Pronatec na SEE, Tânia Almeida, também destaca a expansão da oferta de vagas e aponta os benefícios de se fazer um curso profissionalizante. “Buscamos a ampliação desta oferta por entender que estes cursos são uma porta de entrada no mercado de trabalho. Por isso, é importante que nossos alunos façam as suas matrículas e aproveitem a oportunidade de fazer um curso de alta qualidade e que lhes proporciona a chance de ter uma profissão após concluir o Ensino Médio”, frisa.

Matrículas
Os estudantes de Ensino Médio da rede estadual interessados em se matricular nos cursos do programa devem procurar suas escolas no período de 1º a 11 de abril para efetuar sua pré-matrícula e, em seguida, de 7 a 14 de abril deverão confirmar a matrícula na escola. Podem se inscrever estudantes a partir de 14 anos regularmente matriculados no Ensino Médio. No caso do curso técnico de Enfermagem, é necessário ter acima de 18 anos, conforme exigência do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren).
No ato da pré-matrícula, o candidato deve apresentar sua documentação pessoal- identidade, cpf e comprovante de residência – e comprovante de abertura ou número de conta corrente ou conta poupança da Caixa Econômica Federal. Se o estudante for menor de idade, ele deverá abrir a conta poupança.
As aulas devem começar no final do mês de abril.

Oferta
As matrículas do Pronatec para alunos da rede estadual serão realizadas em 33 escolas e centros profissionalizantes de 24 municípios. Confira abaixo os locais de inscrição:

Maceió: Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Holanda; Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), nas escolas José Correia da Silva Titara, Moreira e Silva e Afrânio Lages; Escola Maria das Graças Teixeira; Escola Miram Marroquim; Escola Fernandes Lima; Escola Theotonio Vilela Brandão e Escola Professora Benedita de Castro
Arapiraca: Escola Estadual Professor Pedro de França Reis
Santana do Ipanema: Escola Estadual Professor Mileno Ferreira
Palmeira dos Índios: Escola Estadual Graciliano Ramos
Coruripe: Centro de Educação Profissional e Tecnológica Maria Alice Beltrão
Teotônio Vilela: Escola Estadual José Aprígio Vilela
Campo Alegre: Escola Estadual Dom Constantino Luers
Barra de São Miguel: Escola Estadual Misael Gonçalves
Junqueiro: Escola Estadual Padre Aurélio Gois
Boca da Mata: Escola Estadual Josefa Cavalcante Suruagy
Anadia: Escola Estadual Rui Barbosa
Barra de Santo Antônio: Escola Estadual Sebastião Felisberto
Paripueira: Escola Estadual Professora Julieta Ramos Pereira
Viçosa: Escola Estadual Monsenhor Machado
Maragogi: Escola Estadual Batista Acioly
Porto de Pedras: Escola Estadual Ciridião Durval
Campestre: Escola Estadual José Ribeiro Carminha
Japaratinga: Escola Estadual Dom Eliseu Gomes Oliveira
Jacuipe: Escola Estadual Major Luiz Cavalcante
Matriz de Camaragibe: Escola Estadual Maria Antônia de O. Santos
Passo de Camaragibe: Escola Estadual Ambrósio Lira
Jundiá: Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva
Porto Calvo: Escola Estadual Professor Guedes de Miranda e Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação
São Luiz do Quitunde: Escola Estadual Margarida Pugliesi