Artigos

Manoel Valente

12/03/2014
Manoel Valente

    Aproximo-me da porta do Gabinete do Secretário Geral de Administração da Prefeitura Municipal de Maceió.  Tenho, apenas, 16 anos. Magro, feições juvenis. Alto demais para a idade. Não estou apreensivo. Apaixonado por literatura. Ledor  incansável de biografias de personalidades célebres, aprendi, muito moço ainda, a situar os homens dentro de suas limitações humanas. Sem o carisma do mito. Origem humilde, convivendo com filhos de operários, de carroceiros, de trabalhadores braçais, entretanto, estudando nos melhores colégios de Maceió, num esforço enorme de meu pai, que, somente adulto pude avaliar, fui colega de filhos da elite de nossa capital. Passei a sentir-me destituído de complexos. Não me considero superior a ninguém, mas, também, não me considero inferior.
O contínuo anuncia-me. O Secretário recebe- me, com bondade.
– Seu pai já me falou a seu respeito, Divaldo. Você quer deixar a turma topográfica e trabalhar no serviço burocrático.
– É verdade, Doutor Valente. Trabalhando apenas um horário, disporei de mais tempo para estudar.
– Está bem, meu filho. Você vai trabalhar na Diretoria do Pessoal e Material.
Foi o meu primeiro contato com o Doutor Manoel Valente de Lima. Independentemente do favor recebido, gostei, de imediato, dele. Homem culto, tranquilo, transmitia a todos, de quem se aproximava, uma grande mensagem de afetividade. Jornalista emérito, foi editorialista, durante muitos anos, do Jornal de Alagoas. Político hábil, presidiu a Assembléia Legislativa do nosso Estado, num dos momentos mais difíceis da vida política alagoana.
Jurista, de reconhecido valor, fui Procurador Geral da Prefeitura de Maceió, Procurador Geral do Estado e Advogado de  sucesso, no Fórum. Nasceu em Maceió, em 05 de junho de 1913. Casado com dona Lucila Fonseca de Lima, tiveram 03 filhos: José Rubem, Luis Alberto e Maria de Fátima.
Nossas vidas se cruzaram, várias vezes, depois daquele encontro, naquela longínqua manhã, de outubro de 1953. Na Prefeitura, de Diarista, fui promovido para Mensalista, Escriturário, Chefe de Secção, Diretor e Secretário-Geral, antes de ser eleito Prefeito. O Doutor Valente foi Diretor de Pessoal e Material, Procurador-Geral, Secretário-Geral, Vice-Prefeito e Prefeito. No governo Luiz Cavalcante, fui Presidente da Companhia de Armazéns e Silos, Presidente da Central de Abastecimento e Secretário da Fazenda e da Produção. O Doutor Manoel Valente foi Diretor do Serviço Público e Procurador Geral do Estado. Durante todos esses anos, foi um dos meus grandes amigos. Foi meu conselheiro, foi meu orientador. Devo-lhe muito. Minha norma de vida foi influenciada pela sua maneira de ver e encarar as coisas.
Faço questão de proclamar a grande estima e administração que lhe dedicava.