Artigos

Major Zé Tenório

21/03/2014
Major Zé Tenório

Inaugurávamos a pavimentação da rodovia para o município de Boca da Mata. O Ministro dos Transportes, Dirceu Nogueira, prestigiava a solenidade com sua presença. Percorríamos a estrada. Mostrava ao ministro o imenso canavial. Aquele mar verde perde-se no horizonte. A Usina Triunfo surge diante de nossos olhos. É uma das maiores indústrias de açúcar de Alagoas. Tudo aquilo se tornou real, graças à força de vontade de um homem verdadeiramente extraordinário, que acreditou na potencialidade da região, lutou contra a incredulidade, comprometeu seu patrimônio, trabalhou noite e dia, domou a terra áspera, venceu.
O usineiro José Tenório nos acompanhava. Apresento-o ao ministro como o modificador daquela paisagem. Septuagenário, alto, magro, ouvindo mais do que falando, personalidade dominadora, o Major Zé Tenório, ou, simplesmente, Major, como todos o chamavam, era a própria imagem física do líder.
Conquistei sua amizade, por intermédio do seu filho João Tenório. Provocava-o, a cada encontro, com inúmeras perguntas sobre o grande salto da indústria açucareira, em nosso Estado, quando, passando de três para dezoito milhões de sacas de açúcar, criamos uma infra-estrutura industrial e implantamos uma estrutura agrícola apta a esmagar toneladas de cana, correspondentes a trinta e cinco milhões de sacas, em poucos anos.
A Revolução Cubana, as necessidades do mercado internacional do açúcar, a crise do petróleo e a conseqüente demanda do álcool, a coincidência do surgimento de alguns homens-época, na classe empresarial alagoana, foram as causas do desenvolvimento do setor.
Havendo sido Vereador e Prefeito de Atalaia, guardava um certo desencanto da política partidária. O seu Partido era o daqueles a quem admirava e respeitava. As siglas pouco significavam para ele. Votava e apoiava pessoas e não, agremiações.
Leal e dedicado, jamais titubeava na defesa de um amigo que estivesse a precisar de apoio ou de solidariedade. Expunha-se. Enfrentava, conscientemente, os riscos. Considerava a amizade o bem maior.