Artigos

Jurisconsulto

15/03/2014
Jurisconsulto

Ruy Barbosa, o Águia de Haia, legou à posteridade lições de vida honrada, patriotismo, ética, e, sobretudo, tornou-se arauto da liberdade e da justiça deste Brasil tão vilipendiado nos dias atuais. Escreveu Oração aos Moços exaltando às futuras gerações, o saber e o direito.O texto abaixo merece ser relido/ refletido para que se possa mensurar os demandos políticos de hoje. Por exemplo, o mensalão do PT que levou a juventude às ruas pedindo transparência pública no governo da presidente Dilma Rousseff.Vale a pena reler o que escrevera o jurisconsulto baiano.

SINTO VERGONHA DE MIM
“ Sinto vergonha de mim, por ter sido educador de parte deste povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade, e por ver este povo já chamado de varonil, enveredar pelo caminho da desonra. Sinto vergonha de mim, por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da senstatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com ‘ eu ‘ feliz a qualquer custo, buscando a tal ‘felicidade’ em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos ‘floreios’ para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre ‘ contestar ‘ voltar atrás e mudar o futuro.Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer…Tenho vergonha de minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir o meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor, ou enrolar o meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo deste mundo! De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tando ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”

NATS 1
Registro, com prazer, os aniversariantes do mês de fevereiro: contadora Neusa de Lourdes Simões de Souza (l.2); Professor/Cesmac Laurentino Veiga, presidente da Associação Alagoana de Imprensa ( 3.2); empresário Paulo Marcos da Silva ( 8.2); desembargador doutor James Magalhães de Medeiros ( 9.2); jurista paulistano doutor Ives Gandra da Silva Martins ( 12.2); fiscal de tributos estaduais José Adilton Alves Santos ( 24.2.); engenheiro civil Carlos Abílio Valente Antunes ( 25.2).

NATS 2
Registro, com satisfação os aniversariantes do mês de março: Professor/Mestre Abraão Gomes de Araújo, Coordenador do curso de Administração/CESMAC/CAPITAL ( dia 16.3); Dr. Israel Wanderley Maux Lessa, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de Alagoas ( 21.3); advogada Ana Maria de França ( dia 25.3 ).

DISCIPLINA
No fluente semestre (2014-1), por designação do coordenador do curso de Administração/Cesmac, Abrãao Gomes, estou a lecionar a novel disciplina Tópicos Especiais de Administração no 7º período. Experiência gratificante em poder passar para o alunado a minha vivência no âmbito acadêmico. E, por isso, sou grato à coordenação do curso que se agiganta no Centro universitário Cesmac.