Geral

Instituto Parque Tecnológico de AL estuda parceria com Fundação Itaipu

12/03/2014
Instituto Parque Tecnológico de AL estuda parceria com Fundação Itaipu

  reuniao5689  Instituto Parque Tecnológico de Alagoas pode fechar parceria com a empresa EDS Sustenergy para projetos de eficiência energética, energia renovável  e destinação de resíduos. A empresa tem experiência na área envolvendo a questão energética.
O assunto foi discutido na terça-feira (11) durante reunião envolvendo parceiros do Parque Tecnológico, como o Sebrae, a Secretaria de Agricultura de Alagoas, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Seplande), Emater, Uneal.
De acordo com o encontro, existem boas possibilidades de parcerias entre o Parque Tecnológico de Alagoas e o Parque Tecnológico de Itaipu, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná.
O encontro  foi coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti), com a presença do secretário Eduardo Setton.
A reunião teve objetivo de preparar os parceiros para a visita a Maceió de representante do Parque Tecnológico de Itaipu, que deverá ocorrer no dia 19 de março deste ano. Na ocasião, os anfitriões pretendem apresentar a estrutura dos polos agroalimentares de Arapiraca e Batalha, que devem ser inaugurados no próximo mês, bem como o projeto do Parque Tecnológico de Alagoas e do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, ambos em Jaraguá.
“Temos o interesse máximo em buscar parcerias, pois entendemos que é uma excelente oportunidade de captação de recursos para o nosso Parque Tecnológico”, destacou Setton.
A presidente do Instituto Parque Tecnológico de Alagoas, Aline Ramos, reforçou a opinião de Setton, ressaltando que o momento hoje é de viabilizar projetos de captação de recursos que permitam a sustentabilidade do Parque Tecnológico e, consequentemente, o atendimento às necessidades de gestão dos polos agroalimentares de Batalha e Arapiraca.
“Estamos canalizando tudo para efetivar convênios e parcerias que viabilizem o funcionamento dos polos, através de um ambiente colaborativo entre os diversos parceiros do Parque Tecnológico de Alagoas”, destacou.
Para Aline, a reunião foi o primeiro passo para se estabelecer um relacionamento com o Parque tecnológico de Itaipu, com o objetivo de difundir experiências que permitam a troca de tecnologia e conhecimento,  criando um ambiente de cooperação.
“Isso somente é possível com o envolvimento do Sebrae e demais entidades presentes aqui”, completou Aline.
A presidente do Instituto Parque Tecnológico lembrou que a maioria das entidades presentes à reunião fazem parte do Conselho Administrativo do Parque, o qual tem como papel ser o braço executor de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, definidas no Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas.
O diretor executivo da  EDS Sustenergy, David de Mendonça Cerqueira, lembrou que a empresa  tem projetos de sustentabilidade em parceria com o Sebrae e a Seplande, além do Parque Tecnológico de Itaipu.