Cidades

Hemoar realiza coleta de sangue em Arapiraca nesta terça-feira

18/03/2014
Hemoar realiza coleta de sangue em Arapiraca nesta terça-feira

Doacao de Sangue    O Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) realiza nesta terça-feira (18), coleta de sangue na Escola Zélia Barbosa, situada no bairro Nova Esperança, em Arapiraca. A recepção de doadores acontece até às 16h, com o objetivo de manter estabilizado o estoque da unidade.
Isso porque, o Hemoar é responsável pelo abastecimento de sangue dos hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. “Por isso realizarmos coletas itinerantes, para facilitar o acesso dos moradores de Arapiraca à doação de sangue”, destaca a gerente da unidade, Ana Margarida Dantas.
De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg e portar um documento de identificação com foto para se candidatar à doação de sangue. Para os menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, que em Alagoas pode ser baixada pelo site www.saude.al.gov.br/hemoal .
Ainda segundo o MS, são impedidos de se candidatarem à doação de sangue os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses, e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Arapiraca e Maceió – Mas os voluntários também podem realizar suas doações de sangue em três postos fixos do Estado. Em Arapiraca as doações podem ser feitas na sede do Hemoar, situado na Rua Geraldo Barbosa, no bairro Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Já em Maceió é possível doar sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já a unidade Farol, situada no Hospital do Açúcar, atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.