Geral

Governo Federal prorroga prazo para coleta de dados do Censo Escolar 2013

21/03/2014
Governo Federal prorroga prazo para coleta de dados do Censo Escolar 2013

   prazocensoescol O Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo para o envio de informações relativas à segunda etapa do Censo Escolar 2013. Agora, as escolas públicas e privadas de todo o país têm até o dia 8 de abril para repassar ao órgão informações sobre movimentação de alunos – aprovação, reprovação, abandono e transferência – registrando dados no portal educacenso.inep.gov.br.
O Educacenso é um retrato do sistema educacional brasileiro, com dados referentes a professores, estudantes, turmas e escolas das redes pública e particular. A partir do Censo, também é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), elaboração de políticas públicas e distribuição de recursos da Educação Básica.
Na primeira etapa do Educacenso, iniciado em maio de 2013 e concluída em agosto daquele ano, as unidades de ensino cadastraram dados sobre matrícula.

    Orientações

Alberto Vanderlei, técnico da Gerência de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), orienta os gestores a fazerem o seu cadastro o quanto antes.
“É importante não deixar este processo para o último dia porque o sistema do Educacenso estará sobrecarregado nesta data. O Censo é um instrumento essencial na elaboração de políticas pública e acompanhamento do cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação Básica, o PDE”, informou Vanderlei.
Para mais informações sobre o Educacenso, as unidades de ensino podem entrar em contato com a Gerência de Estatística Educacional da SEE pelos telefones 3315-1264/1265 ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected].