Geral

Governador inaugura Oplit e Central de Atendimento ao Turista

21/03/2014
Governador inaugura Oplit e Central de Atendimento ao Turista

   oplit O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou nesta sexta-feira (21) a base da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e a Central de Atendimento ao Turista, na praia de Ponta Verde, próximo ao Alagoinhas. Na mesma solenidade, foi lançado o programa Patrulha nos Bairros, que reforçará o policiamento ostensivo em todos os bairros de Maceió.
O governador esteve acompanhado da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, do secretário da Defesa Social, Eduardo Tavares, do delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis, do comandante da Polícia Militar, coronel Marcus Pinheiro, do presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, juiz Maurício Breda, entre outras autoridades. Também estiveram presentes secretários de Estado, parlamentares, empresários e a população em geral.
Teotonio Vilela Filho afirmou que as inaugurações fazem parte de uma série de ações que o Governo do Estado vem adotando para reforçar ainda mais a segurança dos alagoanos. “Sou por formação e convicção um homem de paz, e me sinto muito feliz em participar dessa solenidade, que levará paz à população”.
“O secretário Eduardo Tavares, como procurador de Justiça, pacificou o Ministério Público. Agora, a hora é de pacificar as ruas”, disse o governador, acrescentando que para isso, o governador conta com a parceria do governo federal, do Conseg, da 17ª Vara Criminal, do MP, e do empresariado. E concluiu: “Não vamos baixar a cabeça diante dos crimes”.
A secretária Regina Miki afirmou que o governo federal está à disposição dos alagoanos para solucionar as questões de violência, sempre respeitando a autonomia do Estado. “Não vamos esmorecer diante das dificuldades. Nossa obrigação é encontrar a solução. E é isto que estamos fazendo, junto com o Governo de Alagoas”.
A secretária estadual do Turismo, Danielle Novis, e o empresário Mauro Vasconcelos, representando o trade turístico, agradeceram as ações de Governo com vistas a garantir a segurança na orla da capital. “É uma reivindicação antiga do trade turístico. Nosso Estado é visitado anualmente por milhares de turistas, e quando algum incidente ocorre, eles ficam sem saber aonde ir. Agora, com essa nova estrutura, eles não precisam mais se deslocar para bairros distantes“, afirmou a secretária.
A iniciativa foi bem recebida pelos representantes do setor turístico. “A implantação desta delegacia é muito bom para o turista, que agora tem um lugar localizado em um ponto estratégico, bem na Ponta Verde. Só temos agradecer à Setur, à Seds e ao Governo do Estado”, afirmou o presidente do Grupo dos Receptivos de Alagoas (Gral), Afonso Dacal.
O delegado-geral, Carlos Reis, esclareceu que a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) é um modelo de policiamento que pretende atender toda a população residente e que frequenta a região litorânea e também aos turistas que visitam a capital alagoana.
Policiais civis e militares trabalharão em conjunto na operação que inicialmente atenderá a região do litoral maceioense, desde o bairro de Jacarecica ao Pontal da Barra, durante 24 horas. Também serão atendidos os bairros próximos.Teotonio inaugura posto Operacao Policial
De acordo com o coordenador da Oplit, o agente de Polícia Civil Fábio Esperon, “o objetivo é prestar prontoatendimento, com o patrulhamento de toda a região. As viaturas terão dois números de celulares (8802-9801/8882-9802) inscritos nas laterais para que possam ser acionados pela população”. Além disso, na base da operação, na praia de Ponta Verde, haverá um posto avançado de registros de Boletins de Ocorrência (BOs), evitando que turistas e moradores da região precisem procurar a Central de Flagrantes ou alguma distrital.