Geral

Fórum Perinatal: Assistência materna-infantil é discutida nesta terça-feira

21/03/2014
Fórum Perinatal: Assistência materna-infantil é discutida nesta terça-feira
Syrlene Patriota destaca importância da participação de gestores

Syrlene Patriota destaca importância da participação de gestores

  Com objetivo de discutir a assistência materna-infantil e a operacionalização da Rede Cegonha, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta terça-feira (25), às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Maceió o Fórum Perinatal. A proposta é apresentar o regimento interno, a importância da participação das entidades e o papel de cada uma no atendimento a gestantes, recém-nascidos e crianças.
Segundo a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Syrlene Medeiros, a ideia é ouvir as propostas dos participantes, para que possam ser feitas novas definições. Ela destacou, ainda, a importância do envolvimento de todos. “É necessário que todos os municípios estejam presentes nas discussões e, para facilitar o processo, realizamos reuniões tanto em Maceió quanto em Arapiraca, possibilitando que as cidades da 2ª Macrorregião de Saúde também participem”, acrescentou.
O fórum funciona como uma espécie de órgão deliberativo, por meio de reunião mensal, com a presença de secretarias, hospitais, maternidades, Ministério Público e conselhos de classe, municipais de Saúde e Estadual de Saúde (CES). As questões debatidas são levadas aos municípios e à Comissão Intergestores Regionais (CIR) para serem implantadas. A próxima reunião acontece em Arapiraca, no dia 29 de abril.
Sobre o papel da Sesau quanto às atividades do fórum, Syrlene Medeiros esclareceu que cabe ao Estado o acompanhamento da qualidade da assistência e o apoio técnico ao município, que tem a função de executor. Com a implementação da rede, o aporte de recursos e a definição do plano de ações, o Estado inicia um monitoramento para ver se tanto as administrações municipais quanto as unidades de saúde estão cumprindo as metas previstas.

 Agenda – Na próxima semana, o calendário de reuniões da Rede Cegonha vai ter na agenda a reunião do Comitê de Redução de Mortalidade Materno-Infantil, na segunda (24), às 14h30, no auditório da Sesau; reunião do Fórum de Maternidades, na terça (25), às 14h30, no auditório da Procuradoria Geral do Município, no Centro; reunião de análise das ações da Rede Cegonha na 4ª região de saúde, na quarta (26), às 9h, no auditório da Ciência e Tecnologia; e reunião com arquitetos do Ministério da Saúde para análise dos projetos de reforma, na quinta (27), às 9h, no auditório da Sesau.