Geral

Feriadão da Semana Santa prevê alto índice de ocupação hoteleira

25/03/2014
Feriadão da Semana Santa prevê alto índice de ocupação hoteleira

Praia do Frances  A Semana Santa em Alagoas será de alta temporada. O relatório de previsão de ocupação da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH/ AL), divulgado hoje, aponta que 87,73% dos leitos já estão reservados para o período – que este ano ganha um dia a mais graças ao feriado de Tiradentes. O índice tende a aumentar ao longo das próximas semanas, quando as reservas forem confirmadas. Em 2013, o feriado de semana santa registrou taxa de ocupação hoteleira de 93%, e cerca de 25 mil turistas visitaram o Estado.
Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, comemora a previsão deste ano e está otimista quanto à vinda de turistas durante o feriadão. “A ocupação beirando os 90% é resultado do trabalho amplo da Setur em parceria com o município e o trade. É gratificante ver o nosso trabalho refletido nesses dados, que ainda são provisórios. A nossa expectativa é que a ocupação cresça ainda mais”, disse.
O número de turistas esperados no Estado é ainda maior. Os dados da ABIH/AL correspondem apenas aos hotéis associados à entidade, no período entre 18 e 21 de abril, e não incluem o fluxo de turista que chegam a Alagoas de carro e se hospedam em casa de parentes. “Nós que trabalhamos com turismo sabemos que contabilizar o fluxo total de turistas é complicado, pois não há um monitoramento nas rodovias ou uma pesquisa mais elaborada nos restaurantes, por exemplo”, comenta a secretária.
Destino consolidado de sol e praia, Alagoas comemora o fechamento de mais uma temporada positiva, apesar das aulas terem sido antecipadas – devido a Copa do Mundo – e dos altos preços das passagens aéreas. “O nosso Estado não possui, de fato, baixa temporada. Há fatores externos, que ameaçam mas não comprometem o fluxo de turistas. Além disso, o clima, as belezas naturais, a hospitalidade do nosso povo, a gastronomia e hotéis para todos os padrões acolhem o turista fazem com que os visitantes possuam uma experiência ímpar em Alagoas”, completa Novis.