Geral

Estado e municípios traçam estratégias para prevenção das DST/Aids

28/03/2014
Estado e municípios traçam estratégias para prevenção das DST/Aids

Representantes das secretarias municipais de saúde de 17 cidades alagoanas

Representantes das secretarias municipais de saúde de 17 cidades alagoanas

A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta sexta-feira (28) uma reunião preparatória para os municípios que foram qualificados para receber incentivo financeiro para a realização de ações de combate e prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Durante o evento, que foi realizado em Maceió, foram reunidos representantes das secretarias municipais de saúde de 17 cidades alagoanas.
De acordo com a gerente estadual de Agravos Crônicos, Mona Lisa Santos, os municípios foram selecionados pelo Ministério de Saúde de acordo com critérios técnicos como concentração populacional e maior número de notificação das doenças. Segundo ela, Alagoas vai receber um total de R$ 2.231.971,00 para investimentos ao longo do ano de 2014.
A gerente ressaltou ainda que serão realizadas campanhas para conscientização da população, além da distribuição de preservativos e realização de testes rápidos nas unidades básicas de saúde das cidades.
Também presente à reunião, a gerente de Agravos de Transmissão Sexual da Sesau, Ednalva Araújo, falou sobre o papel da vigilância epidemiológica no controle das DSTs/Aids e alertou sobre a mudança no perfil de infectados pelo HIV no Estado. “Nos últimos anos foi observado um aumento no índice de infecção entre heterossexuais, o que exige um direcionamento do Estado para uma maior atuação”, explicou Ednalva.
Projeto Saúde Sempre à Mão – Durante a reunião também foi discutido o papel do projeto Saúde Sempre à Mão, que distribui camisinhas gratuitamente por meio de dispensers posicionados em locais estratégicos das cidades, a exemplo de casas de shows, bares e locais de grande fluxo populacional.
A coordenadora estadual do Programa de Combate a DSTs/Aids, Selma Ferreira, ressaltou que Alagoas recebeu 15 milhões de preservativos que serão disponibilizados à população. “É essencial que todos entendam que a melhor forma de proteção contra as DSTs é o uso do preservativo que deve ser usado por todos independente da orientação sexual”, ressaltou.
Ainda durante o encontro, foi apresentado o mascote das campanhas de conscientização em Alagoas, o boneco Camisildo, que será interpretado pelo funcionário da Sesau, Edvaldo Marinho, “É uma honra poder contribuir com uma ação que busca prevenir doenças sérias como a Aids, sífilis e hepatites virais”, declarou Edvaldo.

 Municípios– Os municípios contemplados com os recursos são Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, Palmeiras dos Índios, Penedo, Murici, Marechal Deodoro, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, São Miguel dos Campos, Atalaia, Campo Alegre, Rio Largo, Maragogi, Junqueiro, Pilar e Delmiro Gouveia.