Geral

Estado define ações preventivas nas áreas das Bases Comunitárias

14/03/2014
Estado define ações preventivas nas áreas das Bases Comunitárias

   bases A Diretoria de Prevenção da Secretaria de Defesa Social reuniu órgãos públicos do governo e do município de Maceió para tratar de ações de prevenção à violência e criminalidade. A reunião aconteceu no prédio-sede da Defesa Social e contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar, a Guarda Civil Municipal e as secretarias estaduais; da Promoção da Paz (Sepaz), da Articulação Social, (Seas), do Desenvolvimento e da Assistência Social (Seads) e de Educação e do Esporte (SEE).
O encontro tem como objetivo a consolidação de uma rotina em busca de propostas de ações preventivas nas áreas das Bases Comunitárias de Segurança.
De acordo com a tenente Edênia, coordenadora da Diretoria de Prevenção da Seds, o trabalho das bases comunitárias é fundamental para prevenção da violência e elas são o “carro-chefe” da Secretaria de Defesa Social. Nesse sentido ela destacou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e o projeto Bombeiro Mirim que juntos exercem importante trabalho social nas comunidades, além de evitar a participação das crianças no processo da marginalização.
Segundo o secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá, as políticas de prevenção devem ser tratadas como prioridade, “é preciso pensar na questão da violência sobre a ótica da prevenção. Não conseguiremos estancar a criminalidade se continuarmos tentando diminuí-la por meio de repressão. A Sepaz se coloca à disposição para contribuir só com essa diminuição”, disse Adalberon.
Para o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Erison Rogério, a prevenção, quando atuante, mesmo que anônima, tem efeitos muito positivos. Como exemplo o comandante citou ações de conscientização que foram desenvolvidas no período carnavalesco.
“Fizemos ações preventivas antes e durante as festas de Momo, com palestras e panfletagens em escolas e praias. Abordamos temas como segurança das crianças em lugares abertos e fechados e o resultado foi apenas cinco crianças perdidas durante o carnaval. Devemos isso às ações preventivas”, afirmou o coronel.
Os órgãos explanaram ações que já vem dando certo e propuseram propostas de enfrentamento como capacitações, cursos e seminários; todos voltados à busca de prevenção à criminalidade e violência da população que vive em situação de vulnerabilidade.
Alguns dos convênios entre os órgãos estão inseridos no Programa Alagoas Tem Pressa, a fim de que suas ações de prevenção à criminalidade sejam executadas ainda este ano.