Geral

Empresa desenvolve ferramenta tecnológica para auxiliar agricultura em AL

25/03/2014
Empresa desenvolve ferramenta tecnológica para auxiliar agricultura em AL

   agricultura A Tec Irrig é um dos projetos finalistas ao I Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, cujo resultado será divulgado nesta quarta-feira (26). A empresa, que alia conceitos matemáticos ao sistema agrícola de Alagoas, vem mostrando que a tecnologia pode auxiliar o produtor rural a transformar sua produção em sustentável e competitiva.
Os principais serviços ofertados pela Tec Irrig estão ligados à qualificação e competência técnicas relacionadas ao planejamento utilizando ferramentas computacionais e modelos matemáticos para otimizar decisões; o desenvolvimento de projetos de sistemas de irrigação e de drenagem, assim como de pesquisas que visam melhorias na qualidade de aplicação de água às culturas.
“A empresa presta consultoria para o produtor sobre a melhor forma de plantar, cultivar, irrigar e, consequentemente, aumentar seu lucro. A ferramenta realiza todos os cálculos necessários para garantir a melhor forma de desenvolvimento da plantação, procurando otimizar e desenvolver desde o pequeno agricultor aos grandes agronegócios em Alagoas”, explica Márcio Santos, professor de Agronomia na Ufal de Arapiraca e idealizador da Tec Irrig.
A criação da Tec Irrig se deu a partir da carência em sistemas de agricultura irrigada das regiões dos perímetros irrigados que serão vinculados ao Canal do Sertão Alagoano (Agreste e Sertão), atuando ainda nas demanda do Polo Agroalimentar (Arapiraca) e das demandas de projetos, consultoria, assistência e planejamento de irrigação dentro de todo o território do Semiárido alagoano.
Formalizada apenas há algumas semanas no mercado, a empresa conta atualmente, além do professor, com mais três sócios, e ainda com uma equipe de apoio composta por 12 alunos da Universidade. A ‘Tec Irrig’ tem sua sede no Campus de Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi incubada em julho de 2013 pela Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal).

Premiação

O Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador,é resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Ciência Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal).
A premiação traz, além dos recursos financeiros oferecidos pelo prêmio, fundamentais a qualquer empreendimento iniciante, mais espaço no mercado, ajudando a empresa a conseguir novos clientes e sócios para fomentar seus negócios. “Alagoas tem hoje a agricultura como uma das grandes atividades econômica, logo o sistema que nós desenvolvemos só trará benefícios econômicos e ecológicos para o estado”, comenta Márcio Santos.