string(17) "tribuna-do-sertao" Tribuna do Sertão - Do sertão ao litoral a opinião que Alagoas deseja saber! : Tribuna do Sertão
terça-feira, 18 de setembro de 2018

Notícias

In:

Emater firma parceria na produção de leite em Colônia Leopoldina

producaodeleiteO Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) iniciou um trabalho de desenvolvimento da produção de leite no município de Colônia Leopoldina.
O trabalho envolve orientações sobre produção e comercialização do produto, com a parceria da Indústria de Laticínios Murici (MUU), através da Assistência Técnica e Extensão Rural, Agricultores da Cooperativa de Produtores e Exportadores de Colônia.
A Cooperativa dos Produtores e Exportadores trabalha desde o ano passado com a produção de leite, porém não havia nenhum tipo de incentivo.
De acordo com o técnico agrícola José Genildo Avelino, há um mês a indústria de laticínio cedeu aos agricultores um tanque de resfriamento de leite, de forma que foi firmada uma parceria com a unidade cooperativa.
“A região não tem tradição na produção leiteira porque a cultura da cana-de-açúcar é predominante. Mas estamos buscando alternativas para mudar essa realidade. Temos 36 associados que já trabalham com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), fornecendo frutas, verduras e raízes. Com a chegada do tanque de leite, a cultura passou a ser desenvolvida”, disse o técnico da Emater.
Genildo destacou ainda que o grande gargalo do agricultor é a comercialização, independentemente da cultura produzida.
“Identificamos uma produção significativa de gengibre no município. O último levantamento foi que são produzidos 120 toneladas por ano, mas, infelizmente, o escoamento do produto fica por conta de atravessadores. Para evitar essa prática, estamos trabalhando na criação de canais de comercialização”, completa o técnico.
O próximo passo será a inclusão dos agricultores em capacitações sobre higiene na produção do leite, produção de pastagem e inseminação artificial, garantindo assim a qualidade genética do rebanho.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

string(17) "tribuna-do-sertao" string(17) "tribuna-do-sertao" string(17) "tribuna-do-sertao" string(17) "tribuna-do-sertao"
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com