Geral

Detran leva educação no trânsito a alunos do Ensino Médio

20/03/2014
Detran leva educação no trânsito a alunos do Ensino Médio

    detranreuniaoUma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) promoverá ações de educação e conscientização para o trânsito com estudantes do Ensino Médio em todo Estado.
Intitulado “Educando Jovens para o Trânsito”, o projeto abordará a temática de forma transversal e multidisciplinar nas escolas durante o decorrer do ano letivo 2014, contemplando 50 mil jovens nas redes pública e privada em Alagoas.
A primeira capacitação teve início quarta-feira no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) com técnicos das unidades de apoio pedagógico das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
A formação foi promovida pela Superintendência de Rede da SEE, por meio da Diretoria de Apoio Pedagógico das Escolas e Detran.
Na ocasião, houve entrega dos kits do programa para as coordenadorias.
Caberá a esses técnicos repassar as informações sobre o projeto em suas regionais, bem como mobilizar seus professores para participar do programa, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 28 nas CREs.
Cada escola poderá ter quatro professores inscritos, um de cada área de conhecimento (Linguagem, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), além do coordenador pedagógico.
“O grande diferencial deste projeto é que beneficiamos não só os estudantes do Ensino Médio, mas toda a sociedade alagoana, pois abordaremos em sala de aula questões relativas à educação para o trânsito e prevenção de acidentes”, avalia a diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Rosineide Urtiga.
A gerente de Educação do Trânsito no Detran-AL, Edira Soares, conta que o programa é voltado para o Ensino Médio porque nesta modalidade se concentra o principal grupo de risco dos acidentes de trânsito. “Nas estatísticas que temos no Detran, os jovens de 14 a 29 anos são as maiores vítimas de acidentes e por isso é muito importante empreendermos esta parceria com a SEE para promover um trabalho de conscientização nas escolas”, explica.

 Abordagem multidisciplinar

A capacitação com os professores inscritos no programa está prevista para começar no mês de abril, contemplando inicialmente educadores de Maceió e Rio Largo para, posteriormente, seguir para os demais municípios. Após esta formação, os professores começarão a trabalhar o projeto com seus alunos.
Escolas da rede pública ou privada que ofertem Ensino Médio que desejem participar do projeto “Educando Jovens Para o Trânsito” podem esclarecer suas dúvidas com a SEE ou Detran-AL pelos telefones 3315-1275 (SEE) ou 3315-2267 (Detran) e pelos e-mails [email protected] ou [email protected].