Geral

Companhia Teatro Portátil apresenta Valsa nº 6 no Teatro Deodoro

10/03/2014
Companhia Teatro Portátil apresenta Valsa nº 6 no Teatro Deodoro

  Foto Valsa 1  Pela primeira vez uma peça de Nelson Rodrigues é adaptada para o teatro de animação. “Valsa nº 6”, monólogo escrito em 1951, apresenta uma menina assassinada aos quinze anos que tenta se lembrar do que aconteceu. As imagens chegam aos pedaços e ela vai reconstituindo o passado, ainda recente, até descobrir que está morta. A montagem da companhia Teatro Portátil, sucesso de público no Rio de Janeiro, volta aos palcos no Teatro Deodoro, nos dias 14 e 15 de março às 20 horas.
A encenação utiliza recursos da linguagem de animação para valorizar a poética do texto, já que “a peça tem o formato de um poema dramático”, diz o diretor Alexandre Boccanera.
Em cena Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda, que também assina a direção musical, manipulam a protagonista do espetáculo: a boneca Sônia. Sem descaracterizar o monólogo a boneca contracena com seus manipuladores para dar vida ao universo poético da peça.
A ideia de adaptar o texto de Nelson Rodrigues para o teatro de animação partiu de Flávia Reis. A atriz destaca que a temática da peça foi primordial para a escolha. “A peça questiona nossa existência. Colocar uma boneca – um objeto inanimado – em cena, cheio de vida, indagando ao espectador sobre o que é estar vivo, representa para mim uma metáfora dessa questão”.
No palco, além da boneca, estão as memórias de Sônia, projetadas em filmes de animação. A proposta é trabalhar com diferentes dimensões narrativas e metafóricas, reais e fictícias, presentes na peça. “É uma experiência estética muito especial”, define Flávia.
A boneca foi confeccionada pelo bonequeiro Raimundo Bento, do Giramundo, de Belo Horizonte, inspirada na estética do filme “A Noiva Cadáver” de Tim Burton. Beatriz Carvalho e Diogo Nil Cavalcanti, dupla radicada no Canadá, assinam os filmes de animação que projetam as imagens das lembranças de Sônia. Um piano fragmentado e projeções de desenhos animados compõem o cenário do espetáculo.
“Valsa Nº 6” foi contemplada pelo “Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014” para circular pelas cidades de Salvador e Maceió.

COMPANHIA TEATRO PORTÁTIL

Há oito anos sediada na cidade do Rio de Janeiro, a companhia Teatro Portátil desenvolve uma pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro de animação. Com o material dessa pesquisa, criou os espetáculos “2 Números”, “As Coisas” e “Valsa nº6”.
A primeira montagem, “2 Números”, teve apoio do Programa de Bolsas Vitae de Artes, estreou em 2005 e participou de diversos festivais de animação nacionais e internacionais, com destaque para apresentações em Cabo Verde e na Espanha.  Esteve em cartaz no Teatro de Arena da Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2008, no SESC Avenida Paulista em 2009, no Teatro da Caixa Cultural de Curitiba em 2010, no Sesc Santo Amaro/SP em 2011 e no Teatro Fashion Mall/RJ em 2014. “As Coisas”, produzido com patrocínio do Banco do Brasil, estreou em 2010 e esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília e do Rio de Janeiro. Em 2011, integrou a programação do 5° FITA Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis/SC. Em 2012, foi contemplada com o FATE – Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, reestreou no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e circulou por espaços culutrais da cidade. Em 2013, esteve em cartaz no Teatro Fashion Mall/RJ. “Valsa nº6    ” comtemplada com o FATE – Fundo de Apoio ao Teatro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro estreou em 2012 no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Em 2013, esteve em cartaz no Teatro de Arena da Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Visite o site: www.teatroportatil.com.br

ALEXANDRE BOCCANERA

Formado em direção teatral na Universidade do Rio de Janeiro, em dança contemporânea na Escola Angel Vianna e na London Contemporary Dance School. Foi bolsista do Programa de Bolsas Vitae de Artes. Trabalhou com importantes diretores do teatro brasileiro como Luis Antônio Martinez Correa, Bia Lessa, Moacir Chaves e João Falcão. É fundador e diretor da companhia Teatro Portátil, dirigiu os espetáculos “2 Números”, “As Coisas” e “Valsa Nº 6”.

FICHA TÉCNICA

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Alexandre Boccanera

Elenco – Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda

Desenho Animado – Estúdio Donguri (Beatriz Carvalho e Diogo Nii Cavalcanti)

Trilha Sonora– Guilherme Miranda

Cenário – Suiá Burger Ferlauto

Figurino – Antônio Guedes

Boneca – Raimundo Bento

Iluminação – Aurélio de Simoni

Maquiagem – Mona Magalhães

Preparação corporal – Joana Ribeiro e Marito Olsson-Forsberg

Produção – Boccanera Produções Artísticas

Realização – Teatro Portátil

SERVIÇO

VALSA Nº6

Apresentações:

14 e 15 de março às 20 horas.

Teatro Deodoro

Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro

Tel.: (82) 3315-5656

Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 14 às 18 horas

Classificação etária: 14 anos

Duração: 50 min

Ingressos: R$ 5,00 (estudantes, idosos e comerciários) e R$ 10,00.