Política

Comissão aprova criação da Universidade Federal da Zona da Mata

12/03/2014

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara aprovou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de março, projeto de lei do deputado federal João Caldas (SDD-AL) que autoriza o governo federal a instituir a Universidade Federal da Zona da Mata. O relatório pela aprovação do projeto foi de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). A proposta agora será encaminhada para análise da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
“Este é um primeiro passo para a conquista da universidade que tanto vai beneficiar a nossa região. A universidade será um ganho para todo o Estado”, afirmou o deputado.
A Universidade Federal da Zona da Mata terá sede no município de União dos Palmares. Em seu projeto, aprovado pela comissão nesta quarta, Caldas argumenta que o município de União dos Palmares constitui o polo estratégico da região da Zona da Mata do Estado de Alagoas, interligando 14 municípios que integram a região com o norte alagoano.
“A economia da região rem foco nas indústrias de laticínios, usinas de açúcar, pecuária de leite e corte e lavouras diversificadas, justificando plenamente a ampliação da oferta de ensino superior público de qualidade”, afirmou o deputado na justificativa.
Segundo a relatora da proposta, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), é “notória a relação que se verifica entre o desenvolvimento dos setores modernos da economia e a capacidade do ensino superior instalado”. Andreia Zito ainda afirma:
“Visivelmente, a região da Zona da Mata constitui um polo importante para o desenvolvimento de Alagoas, com alto potencial de crescimento e com uma demanda expressiva por profissionais de nível superior, justificando, sem dúvidas, as devidas providências da União, principal responsável por este tipo de ensino, para um atendimento efetivo quanto à ampliação da oferta de matrículas em cursos de graduação e pós-graduação”, afirmou.