Geral

Com um ano de operação, Canal do Sertão já leva água para 200 mil pessoas

30/03/2014
Com um ano de operação, Canal do Sertão já leva água para 200 mil pessoas

canaldosertao1O Canal do Sertão alagoano completou um ano de funcionamento neste mês de março. E a festa de aniversário é comemorada por quem viu a realidade mudar no semiárido de Alagoas. Antes improdutivas, as terras do Sertão de Alagoas hoje fazem brotar plantações de verduras, hortaliças, alimentos para os animais e até frutas como o morango. Hoje, cerca de 200 mil habitantes da região já são beneficiados com a água que corre por 65 km de Canal.
Todos os dias, carros-pipa, barreiros e agricultores se abastecem nos 380 pontos de captação de água já autorizados e transportam essa água para as cidades, povoados e assentamentos que margeiam os primeiros 65km de Canal e também para outros municípios próximos.
Hoje, mais de 35 carros-pipa fiscalizados pela Defesa Civil de Alagoas recolhem água diariamente no Canal do Sertão para abastecer os tanques, caixas d’água e as mais de 430 cisternas de moradores que vivem em cerca de 200 comunidades dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca – que são cortados pelo Canal – e Inhapi, Maravilha e Ouro Branco.
Agricultor - AdmilsonO agricultor Admilson de Oliveira Silva, de Delmiro Gouveia, é um dos que mudaram a realidade da família após o Canal do Sertão alagoano. Admilson, que tem 44 anos, conta que o Canal permitiu que ele deixasse de ser empregado para ter sua própria produção. “Com o Canal do Sertão, só não planta quem não quer trabalhar. Eu era montador de rede elétrica e hoje trabalho aqui, para mim mesmo”, afirma.

Novas adutoras
Os carros-pipa e barreiros não são os únicos meios de fazer a água chegar à população. Três grandes adutoras estão sendo construídas para ligar o Canal do Sertão aos sistemas de abastecimento das regiões do Alto Sertão, Agreste e Bacia Leiteira. Quando estiverem prontas, as adutoras irão levar água para 1 milhão de pessoas no semiárido de Alagoas.
Como funciona o Canal do Sertao
Irrigação
Além disso, cinquenta famílias de agricultores já contam com kits de irrigação em suas plantações. Os primeiros kits entregues e implantados pelo governo utilizam água do Canal do Sertão para regar as terras desses agricultores. Outros 750 kits serão disponibilizados este ano por meio de um convênio assinado com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
A Codevasf também está implantando os perímetros irrigados em Delmiro Gouveia e Pariconha, que vão proporcionar infraestrutura de irrigação a milhares de agricultores sertanejos. A Companhia também está desenvolvendo o projeto do perímetro irrigado de Inhapi. Um quarto perímetro, entre as cidades de São José da Tapera e Carneiros, está em licitação.
120314_Marco Fireman Canal do Sertao“É muito bom ver os frutos deste trabalho. Não foi uma tarefa fácil, mas o Canal do Sertão saiu do papel e hoje é uma realidade”, diz Marco Fireman, ex-secretário da Infraestrutura e presidente do PSDB Maceió. “É um trabalho que está mudando a vida de milhares de famílias em Alagoas”, destaca Fireman.