Geral

Codevasf avança com o Programa Água para Todos no semiárido alagoano

18/03/2014
Codevasf avança com o Programa Água para Todos no semiárido alagoano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) avança nas ações do programa Água para Todos em Alagoas para promover a convivência com o semiárido. Diversas organizações da sociedade civil e do poder público do município de Minador do Negrão, localizado no semiárido alagoano, formaram na última sexta-feira (14) o Comitê Gestor Municipal do programa, que está universalizando o acesso à água por meio da instalação de cisternas de consumo humano e da implantação de barreiros de dessedentação animal.codevas5478.jpg
A formação do comitê contou com a participação de instituições como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, congregações religiosas, associações de moradores, entre outros, e teve público estimado em 300 pessoas, recepcionadas pelo trio de forró Zé Sanfoneiro e o Forrozão Chapéu de Couro.
O comitê é formado por doze membros – seis titulares e seis suplentes, sendo eles: quatro representantes de associações de moradores de povoados, dois representantes das congregações religiosas, dois representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dois representantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e dois representantes do poder executivo municipal, cujo titular será o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Wellington França, eleito para coordenar o comitê.
“Será uma responsabilidade muito grande coordenar o comitê, pois o programa Água para Todos vem fortalecer o nosso município, que, assim como outros sertanejos, possuem uma carência muito grande por água. Nós, como gestores, temos o compromisso de estar com as comunidades, buscando a melhoria da qualidade de vida. Pretendemos ser uma ponte entre o programa e as comunidades beneficiadas para fortalecer as ações do programa”, afirmou França.
Manuel Ferreira também foi eleito para compor o comitê. Ele representará o povoado Sítio Raimundo e se mostrou motivado para auxiliar na execução do programa e na superação dos problemas decorrentes da estiagem prolongada. “Esse será um trabalho para o bem da comunidade. Vamos trabalhar junto com os outros membros do comitê para beneficiar a população de Minador do Negrão. Hoje para termos acesso à água em nossa comunidade temos que recorrer a uma cisterna coletiva e a carro-pipa. Os barreiros que existem lá estão todos secos. Com essa última seca, não temos mais água, nem pasto”, disse.
De acordo com o coordenador regional do programa Água para Todos na Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, a meta inicial é instalar 392 cisternas de abastecimento humano em Minador do Negrão, número que poderá ser ampliado. “Esse é o primeiro passo para que possamos trazer as ações do Água para Todos ao município. Realizaremos o cadastramento de beneficiários e a formação das comissões comunitárias em cada localidade que será atendida. Nossa meta é implantar 392 cisternas, mas, a partir do trabalho do Comitê Gestor Municipal e das comissões comunitárias, essa meta poderá ser ampliada”, explicou. Ele também destacou que as organizações da sociedade civil têm sido bastante participativas na execução do programa junto com a Codevasf.
O coordenador regional do programa afirmou que o próximo passo será apresentar o Água para Todos para as comunidades que devem ser beneficiadas pelas ações de segurança hídrica. “Vamos agora trabalhar em conjunto com os agentes comunitários de saúde, que são as pessoas que conhecem cada um de sua comunidade, nome por nome, família por família. Eles serão os condutores das equipes da Codevasf quando formos apresentar o programa nos povoados. Nessa apresentação é que serão formadas as comissões comunitárias que acompanharão a execução do programa em cada localidade”, revelou.
Motta ainda informou que o município de Minador do Negrão será beneficiado com outras ações do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, entre as quais estão a implantação de três barreiros nos povoados Impueira, Serrote Grande e Salgado, e a execução de projetos de inclusão produtiva, que irão inserir o município em rotas produtivas estruturadas pelo Ministério da Integração Nacional – como a Rota do Mel, a Rota do Caju e o Projeto Reniva, voltado para a mandiocultura.
A prefeita de Minador do Negrão, Socorro Cardoso, participou da formação do Comitê Gestor Municipal e saudou a chegada das ações do programa Água para Todos no município. “É um sonho realizado ver Minador do Negrão com 100% da população que necessita com cisternas para acúmulo de água. Com certeza, nas próximas chuvas as famílias já devem começar a acumular. Essa ação irá ajudar a fixar o agricultor na zona rural, pois somente com água isso é possível. Também estamos recebendo barreiros. Serão três que começam a ser construídos até abril. A melhor solução para fixar o homem no campo é levar cisternas, construir barreiros, para que as pessoas que moram na zona rural tenham esses benefícios, pois sem água não é possível viver”, disse.