Geral

CESMAC anuncia para maio primeiro Vestibular do curso de Medicina

21/03/2014
CESMAC anuncia para maio primeiro Vestibular do curso de Medicina

DSC_0426Após publicação no Diário Oficial da União, autorizando o Centro Universitário CESMAC a ofertar 100 vagas para o curso de Medicina, dirigentes da Instituição se reuniram na manhã desta terça-feira, 18, em uma coletiva de imprensa, para dar mais informações sobre o processo seletivo. Na ocasião, foram apresentados o cronograma e a estrutura do curso, além de dados técnicos e administrativos como previsão de valores, corpo docente, estrutura, entre outros assuntos.
A abertura das inscrições para o Vestibular de Medicina do CESMAC deverá ocorrer nos próximos dias, com início das aulas em julho deste ano. O vice-reitor Douglas Apratto também falou do investimento em laboratórios, quadro de professores e toda a estrutura montada para recepcionar os novos alunos. O reitor João Sampaio destacou o investimento gradual, totalizando nove milhões de reais para a preparação do curso. Em relação à mensalidade, a IES informa que deverá ficar abaixo da média cobrada no Nordeste.
Sampaio destacou ainda o empenho da classe política alagoana para que o curso fosse autorizado. “No Senado Federal tivemos contribuições importantes dos senadores Renan Calheiros, Fernando Collor e Benedito de Lira, este último, conselheiro do CESMAC e que, mensalmente, participou de reuniões na Instituição e vem contribuindo desde a fundação do IES, há mais de 40 anos. Em Alagoas não podemos deixar de agradecer ao ex-prefeito Cícero Almeida, ao atual prefeito por Maceió, Rui Palmeira, e ao governador do Estado Teotônio Vilela Filho e seus secretários de Saúde, anteriores e atuais”. O curso será coordenado pelo professor doutor Carlo Henrique Tavares.
DSC_0385Outra notícia importante é que com a boa avaliação do CESMAC pelo MEC, a Instituição também dará a oportunidade aos candidatos de financiarem o curso pelo FIES – Financiamento Estudantil. “O curso de Medicina recebeu nota 4 e, recentemente, na avaliação Institucional do CESMAC feita pelo MEC também recebemos nota 4”, afirmou o vice-reitor Douglas Apratto Tenório.

Publicação
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicou na última semana a Portaria de nº 170, autorizando a realização de processo seletivo para o curso de MEDICINA, pelo Centro Universitário CESMAC. A publicação, de 14 de março de 2014, concede à IES o direito de ofertar 100 vagas anuais em um curso de bacharelado.

Histórico
Há pouco mais de 3 anos, o Centro Universitário CESMAC vem se preparando para ofertar o curso de Medicina, em Maceió. A montagem do curso começou com a instalação de laboratórios; aquisição de livros; sala de aula; biotério; centro cirúrgico para aulas práticas; convênios para estágios e residência médica, que nesse último caso, foi feito com a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, que atendia as exigências do MEC; convênios com as Secretarias de Saúde de Maceió e do Governo de Alagoas; contratação de professores e da coordenação do curso.