Geral

Caravana da Embrapa vai a Arapiraca orientar agricultores

07/03/2014
Caravana da Embrapa vai a Arapiraca orientar agricultores

   arapiraca2 A Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias estará no auditório do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, na próxima terça-feira (11), para orientar extensionistas, técnicos de cooperativas e agricultores sobre estratégias de controle de pragas em plantações. Nesta edição, o foco é o inseto Helicoverpa armigera que tem atacado colheitas em todo Brasil.
O objetivo da caravana é apresentar informações técnicas sistematizadas sobre a identidade das ameaças fitossanitárias, os riscos associados e as estratégias fundamentais para manejo e a recomposição do equilíbrio agroecológico, com o objetivo de ampliar as bases de sustentação para o controle de pragas. Também será feita uma análise dos problemas fitossanitários da região.
Os pesquisadores e técnicos vão destacar, entre outros pontos, o Manejo Integrado de Pragas (MIP), prática que reúne diversas técnicas possíveis de controle, buscando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras. Apesar dos produtores reconhecerem a importância do MIP na agricultura, a Embrapa pretende reforçar junto aos multiplicadores os diferentes aspectos e técnicas para o manejo integrado, incentivando a adoção da prática como um importante método de controle da praga.
Após as apresentações, será promovido um debate para que o público possa interagir com os especialistas, trocar experiências e tirar dúvidas. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos pela Embrapa sobre identificação e controle da Helicoverpa armigera e sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Controle

Segundo o assessor da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Paulo Roberto Galerani, mais do que orientações e técnicas necessárias para a solução de problemas causados pela Helicoverpa armigera, a caravana busca levar a mudança no campo, reforçando para os produtores a importância da adoção do manejo integrado, com foco no agroecossistema como um todo.
“Assim teremos um cenário mais favorável já na próxima safra. É importante que os produtores saibam que o resultado não será imediato, mas dependerá de uma mudança de atitude para que eles possam controlar a infestação da praga em sua lavoura”, explica.
A caravana é uma iniciativa da Embrapa e conta com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em Arapiraca, o evento será realizado em parceria com Senar/AL, Uneal, Adeal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag), Emater/AL, Ufal e Sindicato Rural de Arapiraca. Já em Simão Dias, a parceria é com a Prefeitura Municipal, Seagri/SE e Emdagro.
O roteiro completo pode ser acompanhado no Site da Caravana (http://www.embrapa.br/caravana). No site também é possível baixar os materiais informativos.