Artigos

Biblioteca central

28/03/2014
Biblioteca central

O Centro Universitário Cesmac, capitaneado pelo dinâmico reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, ganha musculatura acadêmica com o advento do curso de Medicina autorizado pelo MEC no fluente semestre ( 2014-1) , oferecendo cento e trinta vagas anuais à juventude caeté.
Conta com excelentes laboratórios, salas de aulas climatizadas, quadro docente composto de professores especialistas em Economia/Administração/Contabilidade, mestres/doutores comprometidos com à formação de profissionais de excelente qualidade a serviço dos mercados nordestino/nacional.
Nesse sentido, ressalte-se a BIBLIOTECA CENTRAL CRAVEIRO COSTA que funciona num prédio moderno de dois pavimentos, conta com dezesseis funcionários qualificados, 85 mil títulos, totalmente informatizada, e, principalmente, atende aos consulentes nos três horários, bem como aos sábados.
Recentemente, por indicação da doutora Yara Xavier, a direção-geral contratou a Professora Eliete Sousa de Araujo Oliveira para supervisionar a rede de Biblioteca da Instituição que abrange Maceió, bem como a Faculdade Cesmac do Sertão, a Faculdade do Agreste (Arapiraca),e, por extensão, a biblioteca a setorial da Clínica de Medicna Veterinária encravada no bucólico município de Marechal Deodoro.
Natural de São Luís, terra do senador Sarney, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão,(UFMA), pós-graduada em docência superior pela Faculdade Atenas Maranhense ( FAMA). Ostenta curso de formação de tutores a distância, adquiriu os títulos de Oficina Leitura e Poesia/A práxis impregnada de amor ( uma escola viável/sustentável), participou do II SEMID( Seminário de Indicação à Docência).
Por outro lado, fez de cursos na Casa de Cultura Josué Montello,no Instituto Farina como bibliotecária na Universidade de CEUMA, coodenando trabalhos, e, sobretudo, realizou cursos de Informática de compreensão/prática em softwares atuais, descritivo ( compreensão/operação em Windows/Word/Excel/Internet Explorer).
À frente da Biblioteca Central Craveiro Costa Eliete Sousa tem metas a cumprir, a saber: padronizar os Serviços da Rede de Bibliotecas //Cesmac; elaboração de Organograma Biblioteca; elaboração de Documentos; política de Seleção e desenvolvimento de Coleção; política de descarte; política de conservação do acervo; regulamento; padronização dos serviços, através de elaboração de manuais de procedimento ( bibliotecário/ secretário/ atendente/ segurança/ limpeza/ usuário).
No exercício de suas atribuições técnicas, vê-se uma profissional altamente qualificada, sintonizada com as normas ( ABTN), e, principalmente, atende às pessoas com educação/gentileza, e, acima de tudo, voltada ao Vip padrão FIFA. Merece, pois, encômios pelo profícuo trabalho que desenvolve a contento de todos que fazem o Cesmac.