Cidades

Arapiraca será a primeira cidade do interior a receber o “Caravana de Arquitetura”

11/03/2014
Arapiraca será a primeira cidade do interior a receber o “Caravana de Arquitetura”

   arapiraca2 Colocando em prática seu cronograma de ações, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) implanta a partir desta semana o CaravanaCAU. A ideia é que a equipe executiva do Conselho possa visitar os municípios do interior do Estado com o objetivo de orientar e fiscalizar o desenvolvimento da arquitetura e urbanismo nestas cidades em relação ao bom exercício profissional. A primeira a receber esse projeto será Arapiraca, na próxima quarta-feira (12).
Composto por três atividades principais, o projeto CaravanaCAU terá as seguintes atuações: Orientação dos profissionais, estudantes e sociedade em geral quanto aos princípios e regras do bom exercício profissional; Fiscalização de obras em andamento com o objetivo de verificar se estão respeitando a legislação; E, por último, encontro com a prefeitura para formatação de uma parceria no sentido de orientar e fiscalizar as ações dos profissionais na cidade.
A primeira parte do CaravanaCAU vai ocorrer durante o I Seminário de Desenvolvimento e Controle Urbano, evento que está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Arapiraca. Na ocasião, arquitetos, engenheiros e corretores, além da sociedade em geral, terão a oportunidade de conhecer a atuação do Conselho e o cenário atual da arquitetura e urbanismo na cidade. “Faremos uma apresentação falando do objetivo do conselho, seus dois primeiros anos de atuação no Estado. Além disso, vamos apresentar a importância da regularização das empresas junto ao CAU, bem como a importância do Registro de Responsabilidade Técnica e as responsabilidades do arquiteto como prestador de serviço”, explica Norlan Dowell, diretor geral do CAU/AL.
Além de falar sobre a responsabilidade profissional, o Conselho irá aproveitar o evento para tratar da fiscalização que é feita pelo CAU.  A ideia não é punir, mas sim orientar o profissional. “Partimos da ideia de que todo arquiteto é um fiscal e assim vamos explicar quais os procedimentos básicos para executar a fiscalização que é exigência do Conselho Federal”, fala o presidente do CAU/AL, Daniel Lemos.
No período da tarde, o CAU/AL ainda irá reunir-se com a prefeitura da cidade para a formatação de uma parceria no sentido de aumentar a sinergia entre o conselho e os profissionais que atuam na cidade. “Para que nosso trabalho tenha bons resultados é preciso trabalhar de maneira cooperada, por isso que estamos estudando uma maneira de otimizar nossa atuação para garantir a fiscalização do exercício ilegal da profissão em Arapiraca. Ter o apoio da prefeitura da cidade é um excelente passo para garantir a segurança da própria sociedade”, afirma Lemos.
Enquanto essas duas atividades irão ocorrer em Arapiraca, os fiscais do Conselho de Alagoas estarão na cidade fiscalizando as principais obras que estão em andamento. “Será uma ação integrada e nosso fiscal vai verificar como está a situação das obras em Arapiraca e se estas estão respeitando as normas mínimas da legislação, que é ter um Registro de Responsabilidade Técnica. É uma maneira de valorizar a profissão ao mesmo tempo que vamos garantir a segurança do que está sendo construído na cidade”, diz o diretor executivo do CAU/AL, Norlan Dowell.