Geral

Alagoas deve ganhar 86 unidades das culturas de palma e sorgo

31/03/2014
Alagoas deve ganhar 86 unidades das culturas de palma e sorgo

  culturasorgo  Doze extensionistas do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) iniciarão, nesta terça-feira (01), a série de capacitações do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Serão capacitados no Nordeste 60 técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em atualizações em Produção de Ruminantes no Semiárido.
O convênio firmado em Alagoas prevê a implantação de 86 Unidades Demonstrativas das culturas da Palma e Sorgo, todos voltados para forragem animal. Os municípios contemplados pelas ações do projeto são: Delmiro Gouveia, Água Branca, Inhapi, Canapi, Maravilha, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Dois Riachos, Pão de Açúcar, Major Isidoro, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas, serão beneficiados.
As capacitações foram divididas em três módulos, o primeiro que acontece de 01 a 04/04, na Embrapa Semiárido, município de Petrolina/Pernambuco. O tema será ‘A reserva estratégica de água e alimentação animal’.  De acordo com Rita de Cássia Ferreira, superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/AL, deverão ser atendidos 960 médios produtores nos municípios do Semiárido alagoano.
“O Pronamp tem metas bem definidas e ações também. Essas capacitações são essenciais para o desenvolvimento de um trabalho coeso e consistente”, disse a superintendente Rita Ferreira.
A segunda capacitação está agendada para o mês de maio e ocorrerá na Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral/Ceará. A última capacitação deve acontecer no mês de junho, na sede da Embrapa Meio Norte, Teresina/Piauí. Os temas serão, respectivamente: diagnostico, intervenção na propriedade, manejo de cria de caprinos e ovinos de corte e atualização em pecuária de leite.