Geral

Alagoas contribui com a construção do Sistema Único de Emprego

21/03/2014
Alagoas contribui com a construção do Sistema Único de Emprego

  sue  A secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Stella Albuquerque, participou esta semana, em Brasília, da 91ª reunião do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset). O encontro abordou a construção do Sistema Único de Trabalho, o projeto da nova pesquisa de Emprego e Desemprego, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a organização das Conferências Regionais e Estaduais de Economia Solidária.
“Foi muito importante participarmos do encontro, uma vez que discutimos o marco regulatório das políticas de emprego, através da criação de um Sistema Único de Emprego semelhante ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao Suas (Sistema Único de Assistência Social). A política de emprego vem fortalecer as ações das secretarias em seus estados, atender diretamente o trabalhador em seus anseios e contribuir com o desenvolvimento da política voltada ao emprego”, ressaltou Stella Albuquerque.
Ainda de acordo com a secretária, este ano devem acontecer quatro encontros do fórum, envolvendo todos os secretários do Trabalho do País. “É um espaço de interlocução, reflexões e troca de experiências, que são dialogadas e transmitidas para as demais secretarias. A política pública de emprego está em evidência no Fonset e o marco legal desse sistema é um desafio. Por isso, a importância da presença para socializarmos e discutirmos o que é comum a todos dos estados, de forma a contribuir para a  melhoria do atendimento ao trabalhador”, afirma.
O evento contou com a presença do secretário nacional de Economia Solidária, professor Paul Singer, que esteve em Maceió em 2013 para lançar o projeto de economia solidária Produzir Juntos e da secretária adjunta do Trabalho, Betânia Jatobá, membro do Grupo de Trabalho (GT Fonset), que tem como missão construir uma proposta para o Sistema Único de Emprego.