Cidades

Vontade política aliada à projetos e ações mudam educação em Canapi

11/02/2014
Vontade política aliada à projetos e ações mudam educação em Canapi

  ALUNOS ASSISTEM AULAS EM NOVAS CARTEIRAS ESCOLARES      Os trabalhos para a melhoria na qualidade do ensino no município de Canapi-AL tiveram início logo nos primeiros meses da atual gestão. De acordo com o Secretário Luiz Pedro e sua Assessoria Janaína Tenório, foram realizadas várias ampliações e reformas estruturais em todas as escolas. A Secretaria de Educação constatou a necessidade e foi, no decorrer do ano, executando os trabalhos nas 38 escolas e 4 creches existentes no município. Reformas nas fachadas,  ampliação com a construção de novas salas de aula, reparos no teto, paredes, além de pintura, são exemplos a serem citados.
Além disso, a secretaria fez a entrega de 1.200 carteiras escolares e 6.200 fardamentos. E, segundo Luiz Pedro, existem ainda mais 600 carteiras escolares para serem entregues na rede municipal de ensino. “Passado esse primeiro ano de gestão e agora com o conhecimento real da educação de Canapi, fizemos gráficos que serão trabalhados com o intuito de saber, em números reais, onde existem os problemas e, mais importante ainda, é saber quais são esses problemas que impediam o desenvolvimento da educação. Sendo assim,  iremos trabalhar em cada ponto a falta detectada, de forma específica. Essa iniciativa é nossa e nunca aconteceu no município”, afirma o secretário.

    Climatização nas salas de aula

As obras que farão a climatização das salas de aula em todas as escolas da rede municipal de ensino já foi autorizada pelo prefeito Celso Luiz, e o mesmo garante que os esforços estão voltados no sentido de que todas as escolas sejam contempladas com o projeto. Contudo, será seguido um cronograma de atividades. As primeiras escolas contempladas serão João Vieira Maciel e Presidente Tancredo de Almeida Neves. As obras estão previstas para o mês de abril 2014.

 Alfabetização na idade certa

O município de Canapi aderiu, por meio da secretaria de Educação, ao Programa do Governo Federal que visa a Alfabetização na Idade Certa (PACTO) – onde as crianças de até 07 anos devem estar alfabetizadas. Vale salientar que, a prefeitura fez o seu papel dando a contrapartida exigida (alimentação e transporte para os professores) para poder participar do programa. Um coordenador junto com os professores orientadores participaram da formação em Maceió e voltaram ao município para realizar as formações com os professores para que os mesmos trabalhassem o conteúdo nas salas de aula. A avaliação foi feita em novembro passado e a expectativa é que os resultados sejam positivos.

    Formação para a Prova Brasil

O secretário de Educação, Luiz Pedro, esteve junto com os professores em Maceió-AL, fazendo inclusive a abertura das vídeos-aulas que estão sendo trabalhadas para a formação dos professores que irão trabalhar com os alunos na Prova Brasil – onde é apontado o Índice de Desenvolvimento da Educação  (IDEB) no município. A prova acontece a cada dois anos e o Mec envia a avalição de matemática e língua portuguesa para os alunos do 5º  e 9ª anos.

    Soletrando nas escolas

Participaram do Soletrando alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas Polos de Canapi. A ideia do projeto  “Soletrando na Escola” surgiu devido ao sucesso do quadro “Soletrando” do programa de televisão Cadeirão do Huck, onde se percebe que alunos das escolas públicas têm oportunidade de mostrarem seus conhecimentos referentes à Língua Portuguesa. A aluna Josicleide Santos, do 8º ano da Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves foi semifinalista estadual da etapa 2013 em Maceió-AL, fato que estimula ainda mais o alunado. Devido ao sucesso do projeto esse ano será feita outra edição, desta vez com alunos do 1º ao 9ª ano.
O projeto foi idealizado no município após a percepção de que valia a pena adaptar a ideia nas escolas da rede municipal , estimulando assim, uma disputa saudável entre os alunos, onde os mesmos tiveram oportunidade de mostrar seus conhecimentos, incentivando ainda a prática da leitura  e memorização daquilo que foi aprendido em sala de aula.