Geral

Uncisal passa a contar com Sala de Apoio à Amamentação a partir desta quinta

26/02/2014
Uncisal passa a contar com Sala de Apoio à Amamentação a partir desta quinta

   uncisal Com o objetivo de promover estratégias que levem as mães a continuarem a amamentação após a volta ao trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estimula instituições públicas e privadas para a implantação da Sala de Apoio à Amamentação. Nesta quinta-feira (27), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza, às 11h, a solenidade de inauguração do espaço dedicado às mães que atuam na instituição.
Com essa iniciativa, o retorno das mães ao trabalho não se torna um momento tão doloroso, pois continuam amamentando e mantendo o vínculo afetivo. A sala de apoio contribui também para que a mãe siga o tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que prioriza o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida, podendo a amamentação ser complementada até os dois anos de idade ou mais.
De acordo com a gerente estadual da Saúde da Criança, Socorro Marques Luz, toda mãe que vai voltar a trabalhar tem a preocupação de como fará para continuar amamentando seu filho. Para suprir essa necessidade, a sala de amamentação deve ser implantada. “O espaço não exige uma estrutura complexa. Sua implantação e manutenção são de baixo custo. Além disso, todos são beneficiados: mães, bebês e empresas”, esclareceu a gerente estadual.
Com as salas de apoio à amamentação, as mães podem continuar o processo de amamentação, mesmo após acabar o período da licença-maternidade. Elas podem fazer a retirada e a estocagem do leite. “Esses espaços são importantes porque estimulam as mamas a produzirem mais leite, assegurando que o processo de amamentação será mantido”, alertou Socorro Marques Luz.

    Espaço – As salas de apoio à amamentação são locais destinados à retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho e têm por objetivo atender às mulheres que precisam esvaziar as mamas durante o expediente, visando oferecer o leite à criança em outro momento ou até mesmo para doação a um Banco de Leite Humano.