Geral

Turismo capacita jangadeiros para projeto Alagoas nas Velas

07/02/2014
Turismo capacita jangadeiros para projeto Alagoas nas Velas

Jangadas trarão nas velas informações sobre os principais destinos do Estado

Jangadas trarão nas velas informações sobre os principais destinos do Estado

  A primeira etapa da oficina de capacitação do projeto Alagoas nas Velas terá início nesta segunda-feira (17), às nove da manhã, na Colônia dos Pescadores Z-1, na Pajuçara. Cerca de 60 jangadeiros foram convidados para receber dos técnicos de Destinos e Produtos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informações sobre os destinos e os atrativos turísticos destacados nas velas das jangadas.
A metodologia que será utilizada na oficina vai auxiliar os jangadeiros a transmitir as informações corretas aos turistas e alagoanos. Como muitos não sabem ler, eles vão aprender a relacionar as cores das velas com os destinos que estarão detalhados em um “cardápio” que cada jangada receberá. “Esse cardápio será plastificado, preso à jangada e trará detalhes dos destinos, como gastronomia, belezas naturais e cultura”, explica Deucila Vanja, coordenadora do projeto. Ainda durante a oficina, temas como autoestima e a continuidade do projeto também serão abordados.
A proposta da Setur para a segunda etapa do projeto é sensibilizar os empresários para que eles, ao estamparem a marca de seus produtos nas velas, continuem divulgando os destinos turísticos, contemplando, inclusive, mais jangadeiros.
Francis Hurst, técnico da Setur e coordenador do projeto, avalia o Alagoas nas Velas como uma maneira de apresentar os atrativos de Alagoas e incluir os jangadeiros na atividade turística. “É importante capacitar os jangadeiros para que eles estejam aptos para falar dos atrativos naturais e culturais de Alagoas, tanto para alagoanos quanto visitantes, pois assim eles saberão como apresentar os encantos do estado. Além disso, a atividade turística ‘dá certo’ quando a população local se envolve e a aceita como atividade econômica, por isso, a inserção dos jangadeiros na atividade ressalta a importância dele como gerador de renda e condutor nos cartões postais do Estado”, completa.

Tags: