Cidades

Trabalhos da secretaria garantem limpeza e iluminação nas ruas e povoados de Canapi

17/02/2014
Trabalhos da secretaria garantem limpeza e iluminação nas ruas e povoados de Canapi

  TRABALHOS  “Encontramos a cidade completamente abandonada, o lixo estava em toda parte do município, e nos primeiros 90 dias da gestão foram retiradas da cidade 478 carradas de entulho só dentro da cidade. Sem contar com o lixo  coletado nos povoado de Forquilha, Capiá da Igrejinha, Carié, que se encontravam em uma situação precária e o prefeito exigiu que fosse feita a limpeza o mais rápido possível” disse Pedro Biano – Secretário de Urbanismo e Iluminação Pública de Canapi- AL.
Ainda de acordo com o secretário, o prefeito  Celso Luiz,  que trabalha sempre junto com o seu vice – Vieira do Povão, autorizou imediatamente a exececução dos trabalhos “fomos em busca de pessoas para fazer o serviço de limpeza em Canapi. Devido a grande quantidade de lixo na cidade,  no iníco do mandato foi feito um mutirão que contou com cerca de 50 pessoas para fazer uma limpeza geral no município. As pessoas envolvidas na ação eram todas moradoras de Canapi, que se engajaram e mostraram disposição para realizar os trabalhos, recebendo ainda pagamentos feitos por meio de diárias (dias trabalhados), fazendo com que houvesse também a geração de renda para os participantes da ação.

Iluminação Pública

No quesito de iluminação pública, Canapi também estava sofrendo devido ao descaso de gestões anteriores. No entanto, assim que Celso Luiz assumiu o mandato a realidade começou a ser mudada. O povoado de Capiá da Igrejinha, Carié, Forquilha e Fumaça, são exemplos que podem ser dados para exemplificar o trabalho realizado por Celso Luiz, pois, segundo o secretário, a população estava no escuro.
Com isso, os trabalhos foram iniciados e, em um ano de governo, 90% da iluminação destes povoados já foram feitas, restanto o mínimo que, com certeza, será concluído neste ano de 2014. Postes, lâmpadas, instalacões externas que faltavam nos postes de iluminação pública, enfim, foi feito todo o serviço e detectado a necessidade de cada povoado que, em média, tem 40 postes.
O secretário destacou que, com a devida iluminação o índice de ações criminosas e vandalismo diminuíram pois “Com as ruas claras e os povoados iluminados,  fica mais difícil de cometer certos atos. Podemos afirmar que o trabalho feito contribuiu muito para inibir essas atitudes de pessoas que aproveitavam a escuridão para cometer atos de vandalismo”. afirmou Biano.
Pedro enfatizou que a questão da segurança também pode ser levada em conta, já que com a iluminação os moradores se sentem mais seguros em sair e transitar por ruas e praças onde há lâmpadas acesas e em perfeitas condições.

Limpeza do município

Uma coleta de lixo feita regularmente e a limpeza as ruas, são de fundamental importância para qualquer município, além de ser vista como uma questão de saúde pública, pois é sabido que o lixo atrai vários insetos, roedores, enfim, vários problemas que prejudicam a população. Cuidar da limpeza é uma forma de ajudar também na saúde do povo.

Coleta de lixo

Na gestão de Celso Luiz a coleta de lixo é feita regularmente. De acordo com o secretário Pedro Biano, todos os dias o lixo domicilar é retirado das portas dos moradores que residem na cidade. Já nos povoados de Forquilha, Carié, Santa Cruz e Capiá da Igrejinha  a coleta é feita duas vezes por semana em cada um deles, nornalizando assim os trabalhos dos garis e margaridas em Canapi.

Fardamentos

Todos os garis e margaridas que trabalham no município de Canapi receberam da prefeitura, por meio da secretaria de Urbanismo e Iluminação Pública, os equipamentos necessários e obrigatórios para a execução dos seus trabalhos. São eles: fardamento, boné, óculos, luvas e botas.

Projetos

Como não há limites para as benfeitorias, existe ainda o projeto no quesito da iluminação que visa atender os moradores do povoado de Santa Cruz, onde, devido ao crescimento do povoado, há alguns pontos que ainda necessita de postes. O secretário já esteve no local para averiguar e detectou a falta de iluminação em alguns pontos e assegurou que já foi comunicado ao prefeito que já autorizou o início dos trabalhos, e os mesmos terão uma parceria com o governo federal por meio do projeto Luz para todos.

O calçamento das ruas

O secretário fez questão de enfatizar a iniciativa do prefeito em estar trabalhando para calçar todas as ruas de Canapi. “Com o calçamento das ruas a limpeza pode ser feita com mais qualidade e agilidade, pois uma rua de barro é mais complicado para deixá-la limpa, mas mesmo assim fazemos o trabalho de coleta de lixo do mesmo jeito. Contudo, sabemos que essa situação é passageira, pois, como o próprio prefeito disse e vem cumprindo, em breve todas as ruas estarão calçadas e a realidade do nosso município será outra bem diferente da que foi vista no início quando Celso assumiu o governo”, disse.
Educação, saúde, Transporte, Agricultura, Assistência Social, Obras, Finanças, Esportes, enfim, Celso Luiz tem mostrado que suas secretarias estão funcionando para atender o povo de Canapi. O governo da reconstrução mostra a cada dia que o objetivo de transformar o município está sendo alcançado graças ao esforço de um gestor trabalhador e determinado, que conta com uma equipe motivada em fazer seu trabalho e dá o melhor resultado para a população.