Cidades

Teia Estadual de Pontos de Cultura é aberta com presença do Ministério

14/02/2014
Teia Estadual de Pontos de Cultura é aberta com presença do Ministério

   teiaestadualcultura A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e representantes do Ministério da Cultura (MinC) abriram oficialmente, na quinta-feira (13) a Teia Estadual dos Pontos de Cultura. O evento ocorreu no Hotel Ponta Verde, na cidade de Marechal Deodoro. A Teia acontece entre 13 e 16 deste mês por meio do projeto Pontão Guerreiros Alagoas, responsável pela articulação da Rede Alagoana de Pontos de Cultura.
O evento contou com a apresentação da Ciranda de Pontos, palestras, oficinas, mostra e o Fórum Alagoano de Pontos de Cultura que reuniu 38 entidades.
O encontro trouxe a Alagoas representantes da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC) e do Ministério da Cultura (MinC), como a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rolemberg.
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento. “O Governo tem a satisfação de receber os representantes de Pontos de Cultura de Alagoas e do governo federal neste encontro que tem por objetivo avançar nas discussões e contribuir na expansão do Cultura Viva em Alagoas”, ressaltou.
Márcia Rolemberg destacou o papel de inclusão social dos Pontos de Cultura e a continuidade do programa Cultura Viva. O Ponto de Cultura tem um papel fundamental na inclusão social e desafio é dar continuidade ao programa e ampliar sua atuação em todo o país”, afirmou.
Também estiveram presentes os representantes da Secretaria Nacional de Juventude, da Universidade Federal de Alagoas (Proex/Ufal), Sebrae/AL e dos Pontos de Cultura de Alagoas, do Paraná e Santa Catarina.

 Mostra dos Pontos

A Teia/AL contou com a Mostra dos Pontos de Cultura com apresentação do Maracatu Mirim, do Ponto de Cultura Enseada das Canoas (Maceió) e a participação especial de Paulo Lourenço (famoso Bar do Paulo de Arapiraca) que mostrou parte do seu acervo de mais de 4 mil vinis, através do Ponto de Cultura Corredor Cultural (Arapiraca).