Geral

Sistema prisional forma primeira turma do Pronatec

24/02/2014
Sistema prisional forma primeira turma do Pronatec

    reeducandos4Após cinco meses de estudos e dedicação,  a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) realizou na sexta-feira (21) a formatura da primeira turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec),  dentro do sistema prisional alagoano.
Cerca de 20 reeducandos concluíram o curso de operador de áudio, promovido em parceria com a Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Durante o curso, os alunos foram capacitados para atuar na área de montagem e operação de sistemas de som durante gravações e transmissões de eventos. A iniciativa foi pioneira no Estado de Alagoas, que está promovendo a ressocialização através da educação.
A cerimônia marcou a conclusão de um projeto pioneiro dentro do sistema prisional brasileiro, que cria oportunidade de formação profissional e reinserção no mercado de trabalho. O evento aconteceu no  Espaço Multieventos do presídio feminino Santa Luzia, situado no complexo prisional.
Além do curso de operador de áudio, os internos estão tendo acesso a cursos profissionalização em várias áreas, como depilador, auxiliar administrativo, inglês, revestidor cerâmico, vendedor, recepcionista, entre outros.
Os cursos foram promovidos em parceria com instituições que são referência no mercado de aprendizagem profissional no país, entre elas Senai, Senac e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
A superintendente de Gestão do Sistema da Rede Pública, Maria do Carmo Custódio da SEE, ressaltou o trabalho realizado pela Sgap na área de educação. Ela também falou sobre a importância de se acreditar nos sonhos. “Através desta parceria firmada entre o sistema prisional e a Secretaria de Educação, estamos criando oportunidades e mostrando que é possível realizar sonhos e esse é apenas o primeiro deles”, afirmou.
Para o coordenador administrativo da Sgap, major Edenilzo Amorim, a formatura desta turma simboliza que é possível criar oportunidade através da educação.
“Estamos trabalhando para garantir avanços na área de educação, provando que é possível criar oportunidades de ressocialização”, completou.
A turma de operador de áudio foi iniciada em setembro de 2013. O curso foi ofertado pela Escola Técnica de Artes (ETA/Ufal) para os reeducandos do Cyridião Durval, no período noturno.
Odilon Dantas foi um dos formandos. Para ele, as oportunidades dadas dentro do sistema prisional estão mudando a sua vida. “Aqui estou conseguindo adquirir uma profissão, onde é fundamental para a mudança de vida que estou vivendo. Pretendo sair daqui e exercer a profissão que aprendi”, disse.