Geral

Sesau distribui vacinação contra o HPV para municípios

24/02/2014
Sesau distribui vacinação contra o HPV para municípios

    Para a realização da Campanha de Vacinação contra o HPV, a Secretaria de Estado de saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (24), a distribuição de 108.170 doses da vacina contra o vírus HPV. A campanha irá ocorrer a partir de 10 de março nas escolas públicas e particulares e tem como meta imunizar 103.013 meninas que estão na faixa etária de 11 a 13 anos.campanhacontrahpv
Segundo o cronograma de vacinação, a campanha será divida em três etapas. A primeira será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade, em Unidade Básica de Saúde (UBS) e escolas, a partir do mês de março. A segunda será administrada em UBSs, seis meses após a primeira dose e a terceira aplicada cinco anos após a 1ª dose, também em UBSs.
“Com a vacinação, o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil”, explicou o farmacêutico do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Gustavo Viana. Ele destacou que os pais e responsáveis legais que não autorizarem a imunização de suas filhas, terão que assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão.
Câncer do colo do útero – Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero tornou-se um problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista ou em função da realização regular dos exames recomendados a partir dos 25 anos de idade.
Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, está a vacinação, o uso de preservativo e ações educativas. O HPV é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.