Geral

Secretário Eduardo Tavares é eleito presidente do Consene

14/02/2014
Secretário Eduardo Tavares é eleito presidente do Consene

Secretário Eduardo Tavares, coronéis Marcus Pinheiro e Gláucio Luís do Espírito Santo, com a secretária executiva do Consene, Jeanne Aguiar

Secretário Eduardo Tavares, coronéis Marcus Pinheiro e Gláucio Luís do Espírito Santo, com a secretária executiva do Consene, Jeanne Aguiar

O secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, foi eleito e empossado nesta quinta (11) como presidente do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). Realizada durante a abertura do 38º encontro do órgão, em Aracaju-SE, a eleição do gestor foi uma decisão unânime entre os integrantes do colegiado.
Eduardo Tavares é o segundo gestor de Alagoas a assumir a presidência do Consene, criado em 1996. O cargo também foi ocupado pelo ex-secretário Edmilson Miranda.
Para o secretário, “é uma honra para o Estado ocupar novamente o maior cargo do órgão, importante para o desenvolvimento de estratégias integradas para a redução dos índices de violência em toda a Região Nordeste”.
Tavares destacou os resultados obtidos em sua gestão na Seds e o empenho da chefia do Executivo Estadual para proporcionar um estado de paz aos cidadãos.  “A segurança dos alagoanos é uma das maiores prioridades do Governo do Estado, e é por isso que temos trabalhado arduamente. Tivemos nos últimos 20 dias grandes resultados, como a redução de 27% dos crimes violentos letais intencionais, assim como o desbaratamento de quadrilhas, prisão de traficantes, apreensão de drogas e veículos furtados”, disse.
Para o cargo de vice-presidente os integrantes escolherem João Eloy de Menezes, secretário de Segurança Pública de Sergipe.

Encontro

O secretário Eduardo Tavares participa do evento acompanhado dos comandantes da Polícia Militar, coronel Marcus Pinheiro, e do Corpo de Bombeiros, coronel Gláucio Luís do Espírito Santo Alcântara. O delegado Flávio Saraiva, que representa a Polícia Civil, o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Osmar Mussi, e a inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Vera Lúcia Pretto Cella, também participam do encontro.
O 38º Encontro do Consene reúne secretários estaduais da Segurança Pública e da Defesa Social, comandantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros. O evento é realizado no Real Classic Hotel, na orla de Atalaia, em Aracaju.
Já no cargo de presidente do conselho, Eduardo Tavares participa nesta sexta (14) da 53ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que será aberta oficialmente na noite desta quinta (13), com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e da secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves.

 Consene

Criado em 1996, o Consene tem por objetivo fomentar a discussão dos aspectos relativos à segurança pública dos estados do Nordeste e o fortalecimento do intercâmbio de informações, bem como a realização de operações conjuntas para o combate à criminalidade na região.
Os integrantes se reúnem a cada três meses para definir ações integradas de combate à criminalidade. A próxima reunião será realizada nos dias 8 e 9 de maio, em Maceió.