Geral

Samu Alagoas é referência nacional na prestação de serviço

05/02/2014
Samu Alagoas é referência nacional na prestação de serviço

   SAMU4 Com o acréscimo da base descentralizada de Atalaia, em outubro de 2013, Alagoas passou a ser o primeiro Estado do Brasil a ser totalmente coberto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com uma base a cada 30 km, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Ao todo, são 35 pontos de atendimento espalhados por diversos municípios, além das centrais em Maceió e Arapiraca. Em 2013, o Samu registrou 222.087 ocorrências durante todo o ano, sendo que deste total, 182.097 atendimentos foram registrados nas bases descentralizadas.
“Antes nós contávamos apenas com duas bases, e felizmente, graças ao trabalho do Governo do Estado, aumentamos esse número para 35, facilitando o trabalho de atendimento, e diminuindo o tempo de espera das ocorrências. No início, os casos que eram mais distantes precisavam esperar as unidades saírem de Maceió, mas felizmente isso não acontece mais”, reconhece o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
Todos os municípios que dispõem de uma Base Descentralizada, contam com uma Unidade de Suporte Básica (USB). Em Maceió e Arapiraca, além das USBs, o Samu também dispõe das Unidades de Suporte Avançada (USA), também conhecida como UTI móvel.

    Motolância

Outra unidade de atendimento vem chamando a atenção no auxílio às ocorrências. Com 424 socorros feitos em 2013 – ano da sua implantação – e outros 42 neste ano, somente em Maceió, o serviço de Motolância (moto ambulância) vem revolucionando os atendimentos de urgência.
“As motolâncias são conduzidas por um profissional da saúde, capaz de chegar ainda mais rápido ao local do atendimento, além de poder estabilizar o paciente da melhor maneira, antes do transporte chegar. Todos os equipamentos que existem em uma USB, se encontram na motolância”, explica o gerente do Samu Maceió.
Segundo Casado, baseado nos números obtidos pelos serviços de moto-atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde já sinalizou a ampliação do serviço ainda em 2014. Atualmente, duas motos servem a central de Maceió, enquanto uma serve a de Arapiraca.

Serviço Aeromédico

Há quase quatro anos em operação, o helicóptero do Samu também é sinônimo de excelência no atendimento de urgência. Agindo em integração com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além na prestação de socorro, o “Arcanjo”, como também é chamado o helicóptero, realiza operações de resgate em casos de acidentes mais graves.
“O aeromédico é um serviço diferenciado em Alagoas. O alcance existente no serviço permite que sejam feitas operações de diversas naturezas, dentro das necessidades. Estamos realizando várias demandas no interior, como atendimento a recém-nascidos, transporte de vítimas graves, além de transferências de pacientes para outros centros de saúde, até mesmo fora do Estado”, concluiu Lucas Casado.