Geral

Profissionais do HGE são orientados sobre descarte correto do lixo

18/02/2014
Profissionais do HGE são orientados sobre descarte correto do lixo

    campanha_de_descarte_correto_de_lixoO descarte incorreto do lixo em uma unidade hospitalar pode acarretar sérios problemas. Para orientar os profissionais e estudantes de saúde sobre os riscos dos acidentes no ambiente profissionais, o Hospital Geral do Estado (HGE) iniciou nesta terça-feira (18) uma campanha interna sobre o tema. A ação contará com palestras setoriais nas áreas de assistência ao paciente.
A iniciativa é do Serviço de Gestão de Pessoas, por meio da Seção de Desenvolvimento  e Educação de Pessoas e Qualidade de Vida do Trabalho, com o Serviço de Higienização e Limpeza do HGE. De acordo com a enfermeira Janine Melo, uma das responsáveis pelo evento, todo material utilizado em um ambiente hospitalar deve ser manuseado com máxima atenção durante a realização dos procedimentos. “O material perfurocortante como agulhas, aparelhos de barbear, scalp, laminas de bisturi, vidrarias, por exemplo, mesmo que não contaminados, devem ser desprezados em recipientes resistentes à perfuração e com tampa”, explicou.
Segundo a enfermeira, grande parte das atividades na assistência ao paciente está concentrada na administração de medicamentos e soroterapia, atividades que envolvem a manipulação constante de agulhas e escalpes, sendo situações que mais expõem os trabalhadores ao risco de acidentes.
Os profissionais de saúde e estudantes que são vítimas de acidentes de trabalho com perfurocortantes têm de 6% a 30% de chances de transmissão de hepatite B, doença infecciosa e sexualmente transmissível que provoca inflamação no fígado. Os acidentes de trabalho nos serviços de saúde também podem ser responsáveis pela transmissão de hepatite C, Aids e outras 60 patologias provocadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos.