Geral

Municípios recebem computadores para agilizar resultados de exames do SUS

20/02/2014
Municípios recebem computadores para agilizar resultados de exames do SUS

    lacen_entrega_computadoresPara garantir o funcionamento do sistema Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), através do Laboratório Central (Lacen), entregou computadores para agilizar os resultados de exames em 20 municípios alagoanos.
A ação, que aconteceu na sede do Lacen, em Maceió, contou com a presença de gestores da Sesau e dos municípios contemplados com os equipamentos. De acordo com a diretora do Lacen, Telma Pinheiro, o sistema permite o acompanhamento em tempo real de exames laboratoriais. “Com a implantação do GAL, as unidades de saúde serão capazes de informar o resultado de exames laboratoriais de média e alta complexidade com celeridade e segurança”, afirmou a diretora.
O gerente de Tecnologia da Informação do Lacen, João Batista, explicou que o sistema foi desenvolvido especialmente para laboratórios de saúde pública e pode ser aplicado aos exames de média e alta complexidade das amostras/ensaios de origem humana, animal e ambiental.
“O GAL representa uma ferramenta importante para os gestores. Isso porque, ele é capaz de identificar a real situação de saúde de uma determinada área geográfica, além de possibilitar que ações emergenciais sejam tomadas sempre que seja identificada uma situação anômala”, disse o gerente.
No novo sistema, a responsabilidade de realizar os cadastros dos pacientes é do município, que envia as amostras para o Lacen, que disponibilizará o resultado do exame através do sistema. O resultado do exame é disponibilizado ao paciente na unidade de saúde mais próxima da sua residência. O gerente de tecnologia informou que a partir de maio os exames no Lacen só poderão ser realizados por meio do sistema.
Presente ao evento, o secretário de Saúde de Delmiro Gouveia, João Silveira, ressaltou a importância do GAL, lembrando que a possibilidade de acompanhamento dos resultados em tempo real é essencial tanto para os pacientes quanto para os gestores que podem planejar as ações como maior agilidade.
Nesta quarta-feira, foram contemplados com os computadores os municípios de Coqueiro Seco, Girau do Ponciano, Jacaré dos Homens, Colônia Leopoldina, Marechal Deodoro, Pão de Açúcar, Piranhas, Quebrangulo, Rio Largo,  Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema,  São Miguel dos Campos, São Sebastião, Satuba,  Senador Rui Palmeira, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Porto de Pedras e Coruripe.