Geral

Minas e Energia e Eletrobrás discutem com o Incra continuidade do Luz para Todos nos assentamentos alagoanos

24/02/2014
Minas e Energia e Eletrobrás discutem com o Incra continuidade do Luz para Todos nos assentamentos alagoanos

A superintendente Lenilda Lima e o engenheiro Hugo Costa (primeiro à esquerda) recebem representantes do Ministério das Minas e Energia e da Eletrobrás para discutir continuidade do Luz para Todos

A superintendente Lenilda Lima e o engenheiro Hugo Costa (primeiro à esquerda) recebem representantes do Ministério das Minas e Energia e da Eletrobrás para discutir continuidade do Luz para Todos

A execução do programa Luz para Todos será retomada em Alagoas, com a previsão de 10.479 ligações até o fim do ano, incluindo os assentamentos da reforma agrária. O anúncio foi feito na pelo coordenador do programa no Nordeste, Marcelo Zonta, do Ministério das Minas e Energia (MME), durante reunião na superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A superintendente Lenilda Lima e o engenheiro Hugo Luiz Costa Santos receberam todas as informações sobre a continuidade do programa, prevista no Termo de Compromisso assinado entre o MME e a Eletrobrás Distribuidora de Alagoas. O presidente do Comitê Gestor do Luz para Todos no estado, Fernando Mota, também participou das discussões.
No encontro, foram esclarecidas questões sobre as ligações de pequenas agroindústrias, que são contempladas, mas que têm problemas na recepção da energia elétrica com as redes monofásicas, instaladas pelo programa. Foram apresentadas alternativas no tocante à potência do motor e a custos de manutenção.
Lenilda Lima explicou que o retorno do programa é muito esperado pelos assentados e que defende melhorias nas redes para atender a demandas produtivas. “Nos assentamentos onde há energia já há uma diferença, muda muita coisa; mas se pudermos garantir equipamentos que permitam experiências de produção, como pequenas fábricas, já será um grande avanço”, afirmou.
Hugo Costa explicou que o Incra já havia entregado ao comitê a relação de assentamentos nos quais deverão ser construídas residências pelo programa Minha Casa, Minha Vida em 2014. “São assentamentos de 19 municípios de todas as regiões do estado, que perfazem um total de 1.034 novas ligações”, explicou o engenheiro do Incra.  Segundo ele, a autarquia já prepara, para ser entregue à Eletrobrás, a relação com nomes e documentação das famílias em cujas residências serão feitas as ligações.
No município de Água Branca, serão contemplados os assentamentos Navio, Cobra II, Pau de Arara e Salinas. Em Atalaia, estão na relação os assentamentos Ouricuri III, Bela Vista e Santa Teresa, Padre Cícero e    Margarida Alves II. Em Belo Monte: Jacobina II, Jacobina III, Jacobina IV,     Jacobina V, Santa Fé II, Jacobina I e Itamaraty.
Os demais municípios com os respectivos assentamentos são os seguintes: Cajueiro (Bom Destino); Campestre (Pedra Branca); Flexeiras (Prazeres e Flexeiras); Japaratinga (Tauá); Joaquim Gomes (Espírito Santo, Novo Horizonte, Filhos da Terra, Pé de Serra e São Caetano); Major Izidoro (São Félix); Maragogi (Oziel Alves / Aquidaban); Maribondo (Santa Maria III); Murici (Rio Bonito); Novo Lino    (Belo Horizonte); Passo de Camaragibe    (Sonho Meu / Posto Agropecuário); Piranhas (Lagoa Comprida); São Luis do Quitunde (Fomento, Riachão e São Tibúrcio); São Miguel dos Milagres (Triunfo); União dos Palmares (Santa Maria II) e Viçosa (Vila São Pedro).