Geral

Mais 29 casas serão entregues a famílias carentes de Limoeiro

13/02/2014
Mais 29 casas serão entregues a famílias carentes de Limoeiro

   Casas de alvenaria_Limoeiro  (9) Em breve, famílias carentes de Limoeiro de Anadia vão realizar o sonho de ter uma moradia digna. É que a Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra)  e o Ministério das Cidades, está construindo mais 29 casas de alvenaria para distribuir com pessoas que moram em casas de taipa, não têm onde morar, pagam aluguel ou estão alojadas na residência de parentes e amigos. As obras foram iniciadas em outubro do ano passado e devem ser concluídas agora em maio.
Além de garantir a melhoria das condições habitacionais de pessoas carentes, a iniciativa também tem por objetivo combater a proliferação do barbeiro, inseto transmissor da doença de Chagas. Com isso, a Prefeitura não só minimiza o déficit habitacional existente em Limoeiro como reforça as ações preventivas de combate a doenças, principalmente aquelas diretamente relacionadas às condições de moradia, causando impactos positivos nos indicadores de saúde do município.
Desse total, 28 estão localizadas na área central de Limoeiro, próximo à quadra poliesportiva da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, e uma no povoado Olho D’Água de Baixo. Esse é o primeiro lote de um total de 49 casas que serão entregues a famílias carentes dos povoados de Bom Sucesso, Gulandin, Olho D’Água de Baixo, Distrito Pé Leve e Limoeiro.
Com uma área de 52m² de área construída, as casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e sistemas hidráulico, elétrico e sanitário. A obra, orçada em R$ 549.172,63, é fruto de convênio entre a Prefeitura de Limoeiro de Anadia e o Ministério das Cidades, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O terreno para a construção das residências foi cedido pela Prefeitura. A entrega está prevista para o dia 31 de maio, dentro das comemorações da emancipação política do município. Aproximadamente 200 pessoas estão sendo beneficiadas com a iniciativa.
Segundo o prefeito Marlan Ferreira, a meta é garantir investimentos para atender à demanda de, aproximadamente, 450 casas de taipa que ainda existem no município. “Já entregamos 130 e vamos entregar mais essas 29 casas agora em maio. No segundo semestre deste ano iniciaremos a construção de um novo lote de residências”, disse o prefeito.
“A entrega dessas casas tem um caráter social muito importante para as famílias carentes de Limoeiro, pois vai garantir condições dignas de moradia a centenas de pessoas que não têm onde morar ou estão vivendo em situação precária”, acrescentou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Manoel dos Santos Farias.