Cidades

Maceió inicia prévias carnavalescas nesta sexta-feira

20/02/2014
Maceió inicia prévias carnavalescas nesta sexta-feira

  cultura  O carnaval de Maceió abre alas nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, com o inicio das prévias carnavalescas com a animação do Jaraguá Folia, que conta com a parceria do Governo do Estado.
Ao todo são 103 blocos cadastrados, que saem da Praça Sinimbu até a Praça Dois Leões ao som do frevo, maracatu e samba. A folia ainda continua no sábado (22), com o Pinto da Madrugada, que esse ano completa 15 anos.
A programação dos desfiles do Jaraguá Folia terá início na Sinimbu, das 19h às 23h. A praça ainda conta com apresentações de maracatus, afoxés, bois de carnaval e escola de samba. O palco principal terá a participação do Coletivo Afro Caeté, Banda Afro Mandela, Afoxé Oju Omim Omorewá, Maracatu Raízes da Tradição, Civilização Negra e Afoxé Odô Iyá.
De acordo com o secretário-adjunto de Cultura, Álvaro Otacílio, o apoio do Governo é fundamental para o carnaval de rua, especificamente para os blocos de pequeno porte. “O carnaval é a festa do povo brasileiro e o Governo não pode ficar de fora. Temos essa parceria com o Jaraguá Folia, entendendo a importância dos pequenos blocos, que é quem faz a festa”, destacou Otacílio.
A diversão ainda se estenderá à Praça Dois Leões, das 20h às 2h, com Igbonan Rocha e Orquestra Pão com Ovo, do maestro Everaldo Borges. Quem prefere uma programação voltada à cultura local, pode assistir o Folguedo Mané do Rosário e Baque Alagoano, no Largo dos Pombos.
Os fãs do rock não ficam de fora do carnaval de rua: a Praça Marcílio Dias tem uma programação especial com cinco bandas, entre elas a Dezcomunal, Baztian e Tequila Bomb. As atrações também ocorrem das 19h às 2h.
No sábado (22), a animação fica por conta do Pinto da Madrugada, que esse ano completa seu 15º aniversário. A concentração acontece no início da orla da Pajuçara, às 6h. As 12h de festa apresentam 15 orquestras de frevo, que desfilam até o Alagoinha. “Esse vai ser o ano do melhor e maior desfile dos últimos tempos, pois completamos nosso 15º aniversário. Nossos carros alegóricos, inclusive o Galo de Recife, já estão à disposição da população que quiser visitar, no Centro de Convenções. Estamos muito animados para cair no frevo”, disse o diretor do Pinto da Madrugada, Braga Lyra.