Geral

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia já estão abertas

20/02/2014
Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia já estão abertas

   inscricoesolimpiadas Estão abertas as inscrições para a 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a 8ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Escolas públicas e privadas das zonas urbana e rural de todo o Brasil podem participar dos eventos, uma iniciativa da Sociedade Brasileira Astronômica (SAB), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Ministério da Educação (MEC).
O objetivo é fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e Física de forma lúdica e interativa. Interessados podem se cadastrar no site www.oba.org.br até o dia 16 de março.
Podem participar dos dois eventos alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio em instituições de ensino. Tanto a Olimpíada como a Mostra serão realizadas no dia 16 de maio no horário mais conveniente para a escola.
Para a OBA, é preciso que a escola indique um de seus professores para ser representante da instituição de ensino junto à comissão organizadora da olimpíada. O cadastro deve ser feito no site da OBA, mas as unidades que participaram da edição 2013 da olimpíada não precisarão se recadastrar.

 Atividades

A prova terá quatro horas de duração e será aplicada para quatro níveis distintos (classificados de acordo com a série do aluno) contendo sete perguntas de Astronomia e três de Astronáutica. Algumas das questões serão baseadas em atividades práticas ou observacionais que poderão ser realizadas no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa.
Já na mostra, as atividades consistirão na construção e lançamento de foguetes artesanais feitos a partir de materiais recicláveis como canudos, garrafas pet e deverão ser realizadas em quadras ou campos de futebol.
O coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, destaca que a participação na olimpíada e na mostra são experiências enriquecedora para alunos e professores. “A OBA tem um caráter multifacetado e permite a abordagem de conteúdos relativos a várias disciplinas. Além disso, ela permite que os alunos adquiram mais conhecimento sobre o universo e todo o ambiente que nos cerca, bem como proporciona aos professores um horizonte mais amplo de formação ao se engajar em projeto multidisciplinar”, avalia.
Aubert informa que o observatório do Cepa está disponível para que as escolas realizem previamente as atividades práticas relativas à OBA, a exemplo da observação e identificação de pontos cardeais e constelações. Para agendar uma visita ao OAGLL, a escola interessada deve ligar para os números 3315-3837 ou 8878-5915.