Geral

Incra anuncia projeto de feiras de abastecimento popular da reforma agrária

24/02/2014
Incra anuncia projeto de feiras de abastecimento popular da reforma agrária

FEIRA CPT 2014Os assentados da reforma agrária em Alagoas terão mais apoio para a comercialização de seus produtos. Técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e representantes de movimentos sociais conheceram o projeto “Feiras de abastecimento popular da reforma agrária”, que prevê o fornecimento de equipamentos e capacitação para feirantes. O técnico Gerson Beuter, do Rio Grande do Sul, autor do projeto que está sendo divulgado nacionalmente, esteve em Maceió, se reuniu com os movimentos e, na sexta-feira, visitou a feira camponesa instalada num dos bairros da capital.
O objetivo do projeto é dotar os assentados de equipamentos e capacitação para a comercialização de seus produtos em espaços de comercialização já existentes nos municípios. De acordo com Beuter, o projeto não é voltado para feiras-eventos, como as que já existem em Alagoas, realizadas anualmente por movimentos sociais. “Nossa intenção é atingir o cotidiano do agricultor que já é feirante, já comercializa, mas que não tem identificação nem bons equipamentos para assegurar que seus produtos possam concorrer nas feiras livres das cidades ou em feiras específicas, mas permanentes”, explicou.
Para participar da iniciativa, as associações de assentados devem apresentar projetos locais para serem selecionados pelo Incra, mas sem burocratização. Os assentados receberão gratuitamente bancas padronizadas para a comercialização dos produtos; material complementar composto de saia frontal e toldo; equipamentos de pesagem (balança e suporte para nivelamento) e divulgação de preços (placas); uniforme para feirantes e auxiliares, composto de boné e avental, com a identificação de cada produtor e seu local de origem; material promocional (folhetos e cartazes) e sacolas plásticas biodegradáveis, com a identificação da feira, parceiros e horários; além de caixas plásticas padronizadas em número suficiente para o acondicionamento dos produtos.
Os recursos para o projeto são oriundos do Terra Sol, um programa do Incra de fomento à industrialização e à comercialização por meio da elaboração de planos de negócios, pesquisa de mercado, consultorias, capacitação em viabilidade econômica, além de gestão e ampliação de agroindústrias.

FEIRA CAMPONESA

Na visita à feira camponesa instalada no bairro do Pinheiro, Gerson Beuter e José Monteiro, técnico responsável pelo programa Terra Sol em Alagoas, conversaram com agricultores e com coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT), promotora do evento. A feira, que ocorre todos os anos no mesmo bairro, é promovida pela CPT para comercialização e divulgação dos produtos da reforma agrária. “É uma experiência importante para dar visibilidade aos produtores assentados; imaginem a possibilidade de levar isso de forma permanente aos assentados de todos os municípios!”, chamou atenção Beuter.
Na feira do Pinheiro, com 25 bancas, famílias assentadas de Murici, Água Branca e Major Izidoro comercializaram mais de 40 tipos de produtos. Gilberto Henrique de Assis, de 55 anos, é assentado em Dom Helder (Murici) desde a imissão na posse, há catorze anos. Nos seus 8 hectares de terra, ele planta banana, laranja, jaca, caju, além de inhame e mandioca. Em todas as edições da feira camponesa realizadas em Maceió ele se faz presente. E aprovou a ideia de um apoio financeiro para a comercialização em feiras permanentes na sua cidade. “Não tenho dúvida de que, para quem já produz e vai nas feiras, isso vai garantir vender mais e ganhar mais um dinheirinho”, afirmou o agricultor.